Marrocos: Manifestação em Laayoune para repudiar o ataque terrorista desprezível contra Civis em Es-Semara
© Radio TV BantabaAll Rights Reserved

Por: Geraldo C

Novembro 6, 2023

Novembro 6, 2023

Laayoune – Uma grande marcha foi organizada em Laayoune no domingo para denunciar o “desprezível ataque terrorista” perpetrado contra civis na cidade de Es-Semara, a capital espiritual das províncias do sul do Reino.

Durante a marcha, os participantes, liderados pelos Chioukhs, personalidades e eleitos locais, condenaram energicamente o atentado, qualificando-o de “ato terrorista cometido por inimigos da integridade territorial do Reino”.

Dezenas de milhares de habitantes de Laayoune e dos arredores saíram às ruas e às principais artérias, agitando a bandeira nacional para exprimir a sua indignação perante este ataque cobarde e manifestar a sua solidariedade para com os seus concidadãos da cidade de Es-Semara.

Os manifestantes entoaram palavras de ordem denunciando este “ataque desprezível que atingiu civis inocentes em flagrante violação do direito internacional”, ao mesmo tempo que apelavam à comunidade internacional para que assumisse a sua responsabilidade de pôr termo às acções da Polisário, “uma entidade terrorista que rapta os nossos irmãos e bombardeia os nossos filhos”.

Estes atentados, que têm como alvo a população civil, “visam minar a segurança e a estabilidade que prevalecem nas províncias do sul do Reino” e “atestam o fracasso do argumento separatista a nível diplomático, militar e político”, sublinharam.

Os cartazes diziam: “Tal como o Daech, a Polisário é um grupo de terroristas” e “As explosões em Es-Semara ameaçam a paz e a segurança dos civis, em flagrante violação do direito internacional, do direito humanitário internacional e das resoluções do Conselho de Segurança”.

A marcha de Laayoune terminou com a leitura de um comunicado das Chioukhs tribos saharauis, no qual exprimem a sua indignação face a esta agressão, contrária às cartas e convenções internacionais, considerando-a como uma “tentativa inútil dos adversários da integridade territorial do Reino de Marrocos de interferir e minar os esforços desenvolvidos sob a égide das Nações Unidas, bem como a nível regional e internacional, em prol da soberania de Marrocos sobre o conjunto do seu território.

comunicado de imprensa refere que “os opositores falharam flagrantemente nas suas tentativas vãs de minar a pertinência e a credibilidade do projeto marroquino de autonomia do Sahara sob soberania marroquina, que tem o mérito, entre outras coisas, de pôr fim a um conflito artificial sobre o Sahara que dura há demasiado tempo”.

Perante esta situação perigosa, os signatários do comunicado exprimem a sua firme condenação desta agressão irresponsável e recordam ao agressor que Marrocos e a segurança dos seus territórios e dos seus filhos são uma linha vermelha. Neste contexto, afirmaram que as intenções dos separatistas não podem enfraquecer a vontade dos Chioukhs tribais de defender o Sahara de corpo e alma, mantendo-se mobilizados no apoio a Sua Majestade o Rei Mohammed VI e saudando todas as iniciativas sábias e clarividentes que visam defender a integridade territorial do Reino.

//RTB

Artigos relacionados

Operação das Forças Armadas em Todo País Entra em Ação

Operação das Forças Armadas em Todo País Entra em Ação

Lusa Bissau, Em uma ação sem precedentes, as Forças Armadas guineenses, em cooperação com a Polícia Militar e a Guarda Nacional, lançaram hoje uma operação em larga escala para a busca e apreensão de armas de guerra. A operação, que começou na capital Bissau, visa...

PAIGC – militantes e simpatizantes retirados da sua sede

PAIGC – militantes e simpatizantes retirados da sua sede

Segundo informações disponibilizadas por fonte oficial, as Forças de Defesa e Segurança da Guiné-Bissau retiraram hoje os militantes e simpatizes do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) da sua sede, situada ao lado da Presidência da...

0Comentarios

0 Comments

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE