Marrocos é designado por unanimidade como país anfitrião da CAN-2025
© Radio TV BantabaAll Rights Reserved

Por: Geraldo C

Setembro 28, 2023

Setembro 28, 2023

Cairo – O Reino de Marrocos foi designado por unanimidade como país anfitrião da 35ª edição da Taça das Nações Africanas (CAN-2025), na sequência de uma reunião do Comité Executivo da Confederação Africana de Futebol (CAF), realizada no Cairo, na quarta-feira.

A reunião contou com a presença do Presidente da Federação Real Marroquina de Futebol (FRMF), Fouzi Lekjaa, membro do Comité Executivo da CAF.

Durante a reunião, Fouzi Lekjaa apresentou o dossier marroquino, reiterando o empenho do Reino, em conformidade com as Altas Instruções de Sua Majestade o Rei Mohammed VI, em consolidar a cooperação Sul-Sul com os países africanos, na via do seu desenvolvimento em diversos domínios.

A este respeito, sublinhou que Marrocos é movido pelo desejo de contribuir para o desenvolvimento do futebol africano, observando que foi com base nesta convicção que o Reino se candidatou à organização da CAN-2025.

Lekajaa prometeu que o torneio será “seguro, pacífico, de acordo com as normas internacionais e nas melhores condições possíveis, garantindo uma experiência única para os jogadores, adeptos, visitantes e telespectadores de todo o mundo”.

Marrocos, declarou, continua a modernizar as suas infraestruturas desportivas, que coloca à disposição de África, para além de trocar experiências com os países do continente em matéria de organização de competições de envergadura internacional, capazes de inspirar as novas gerações para um mundo de solidariedade, justiça e tolerância.

A este respeito, o Presidente da FRMF referiu-se às infraestruturas desenvolvidas que o Reino oferece para a organização deste acontecimento emblemático do futebol africano, nomeadamente os estádios que respondem às exigências da CAF e que estão prontos para acolher a competição, tanto em Rabat e Casablanca como em Tânger, Fez, Marrakech  Agadir.

Salientou igualmente a vasta experiência de Marrocos na organização de grandes eventos, não apenas no domínio desportivo, mas em todos os domínios, graças a uma rede de infraestruturas modernas e bem desenvolvidas.

A escolha de Marrocos pelo organismo africano para acolher este grande evento futebolístico continental não é acidental, mas decorre da experiência bem-sucedida do Reino na organização de grandes eventos desportivos, bem como das suas infraestruturas e conhecimentos logísticos, que constituem um exemplo a seguir à escala continental.

Marrocos dispõe de uma infraestrutura desportiva de qualidade que lhe permitiu organizar várias competições importantes. Trata-se, nomeadamente, de seis estádios de nível internacional em Tânger, Fez, Rabat, Casablanca, Marrakech e Agadir, alguns dos quais estão atualmente em fase de renovação e de modernização, e que satisfazem todos os critérios definidos pela CAF.

Além disso, o Reino dispõe de mais de 200 campos de treino de relva artificial e quase 20 campos de relva natural com iluminação de alto nível.

Estas instalações desportivas de alta qualidade permitiram a Marrocos organizar vários eventos desportivos importantes nos últimos anos, incluindo o Campeonato do Mundo de Clubes de 2022, o Campeonato Africano das Nações (CHAN), a Taça das Nações Africanas (CAN) de Sub-17 e Sub-23, a CAN feminina e a Liga dos Campeões Africana Feminina.

Com a sua vasta experiência na organização de grandes competições desportivas, o Reino tem a ambição de fazer da 2.ª Taça das Nações Africanas em solo marroquino, após a edição de 1988, um evento de sucesso a todos os níveis que se distinga das 34 edições anteriores desta Taça Africana.

Para além da organização dos maiores eventos futebolísticos e desportivos, o nível atingido pelo futebol marroquino à escala continental e internacional e a capacidade de capitalizar as várias conquistas são suscetíveis de afirmar a bola redonda nacional como uma verdadeira alavanca e motor desportivo.

//RTB

Artigos relacionados

Aumenta para 149 o Número de Mortos devido às Chuvas no RS

Aumenta para 149 o Número de Mortos devido às Chuvas no RS

CNN O número de pessoas mortas em consequência das chuvas que assolaram o Rio Grande do Sul nas últimas duas semanas subiu para 149. De acordo com o balanço da Defesa Civil divulgado no início da noite desta terça-feira (14), o estado ainda registra 112 desaparecidos...

Primeiro-Ministro Eslovaco é Alvejado e Gravemente Ferido

Primeiro-Ministro Eslovaco é Alvejado e Gravemente Ferido

NPR PRAGA — O Primeiro-Ministro Eslovaco, Robert Fico, encontra-se em estado crítico após ter sido ferido a tiro durante um evento político na tarde de quarta-feira, de acordo com o seu perfil no Facebook. O líder 59 anos, foi atingido no estômago depois de quatro...

0Comentarios

0 Comments

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE