Marrocos: Diplomacia desportiva em ascensão
© Radio TV BantabaAll Rights Reserved

Por: Geraldo C

Janeiro 23, 2024

Janeiro 23, 2024

Diplomacia desportiva: Marrocos como organizador de jogo,

Além do seu brilhante desempenho durante a última Copa do Mundo no Catar, Marrocos também se tornou um importante interlocutor dentro das instituições que governam o futebol mundial.

O reino organizará a Copa das Nações Africanas de 2025 e a Copa do Mundo de 2030, dois sucessos diplomáticos.

Com Yassine El Yattioui, doutorando em ciências políticas na Universidade de Salamanca, secretário-geral do think tank Nej Maroc Abderrahim Bourkia, professor-pesquisador da Hassan 1st University e professor de sociologia do esporte no Instituto de Ciências do Esporte de Settat
Amina Azmi, professora-pesquisadora do Laboratório de Pesquisa Prospectiva em Finanças e Gestão da Universidade Hassan II de Casablanca

6 de dezembro de 2022, subúrbios de Doha

Num estádio totalmente comprometido com a sua causa, o guarda-redes marroquino “Yassine Bono” defende um remate espanhol à baliza. No processo, seu companheiro de equipe, Achraf Hakimi, transformou a sua e classificou seu país para as quartas de final da Copa do Mundo.

Para além do comentador marroquino que perde a voz, a voz de milhares de outros apoiantes ressoa por todo o mundo: em Rabat, Casablanca ou Marrakech, claro, mas também em Bruxelas, Paris, Amã ou Accra.

Porque esta equipa marroquina é a dos cidadãos do reino, mas também a da diáspora e, por extensão, a do mundo árabe-muçulmano e a de África.

Os seus sucessos em campo são acompanhados por outras vitórias, menos populares, mas igualmente políticas, conquistadas nos bastidores por Marrocos nos órgãos do futebol africano e mundial: o reino foi recentemente nomeado organizador da Taça das Nações Africanas. co-organizador da Copa do Mundo de 2030 com o apoio das federações africanas com as quais o técnico do futebol marroquino Fouzi Lakjaâ conseguiu se aproximar.

Que lugar ocupa o futebol na estratégia diplomática de Mohammed VI?

Para além dos seus recentes sucessos desportivos, como é que Marrocos se estabeleceu no coração do futebol africano e mundial? E, finalmente, como é que o reino dominou a arte de utilizar o desporto como plataforma para afirmar os seus interesses em assuntos mais políticos como o Sara marroquino?

Focus – Jogadores de futebol aposentados, locomotivas da economia

Centros de treinamento, cafés, restaurantes ou fazendas, uma vez aposentados, os jogadores marroquinos iniciam uma segunda carreira como empresário ao retornar ao país. Os mais bem-sucedidos são ainda apoiados na sua reconversão pela Fundação Mohammed VI de Campeões Desportivos, um programa que demonstra o interesse demonstrado pelo Estado pelos jogadores de futebol e outros atletas.

//RTB

Artigos relacionados

Bamba Banjai detido na segunda Esquadra de Bissau

Bamba Banjai detido na segunda Esquadra de Bissau

O deputado da Nação e dirigente do Movimento para Alternância Democrática MADEM-G15, Bamba Banjai, foi detido esta terça-feira (27.02), após ser ouvido durante cinco horas, na Segunda Esquadra de Bissau. Fonte: cFm

0Comentarios

0 Comments

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE