Maioria dos guineenses não acha que eleições resolvam problemas
© Radio TV BantabaAll Rights Reserved

Por: Redação

Maio 16, 2023

Maio 16, 2023

“Descrença no Processo Eleitoral Predomina Entre Guineenses, Afirma Coordenador do Fórum da Sociedade Civil”

A maioria dos cidadãos da Guiné-Bissau duvida que as eleições sejam a solução para os problemas nacionais, de acordo com Gueri Gomes, coordenador do Fórum da Sociedade Civil para a África Ocidental na Guiné-Bissau. Ele afirmou que a população perdeu a fé no processo eleitoral, devido às repetidas interferências e instabilidade política que prevaleceram após as eleições anteriores.

Na Guiné-Bissau, uma ex-colónia portuguesa que proclamou a sua independência em 1973, as organizações internacionais reconhecem uma grave crise de pobreza e instabilidade política. Em 2020, a taxa de pobreza no país, com uma população de cerca de dois milhões, era de 66,6%, um aumento em relação a 2019, em grande parte devido à pandemia de Covid-19.

Gomes salientou a importância dos órgãos soberanos do país em restabelecer a fé no processo eleitoral e na democracia. Ele advogou pela necessidade de estabilidade e de garantir que os mandatos concedidos através do processo eleitoral sejam cumpridos.

O ativista também aconselhou os líderes políticos da Guiné-Bissau a moderar as suas comunicações com os seus apoiantes e a focar-se mais em propostas e projetos que possam contribuir para o desenvolvimento do país. Ele pediu à Comissão Nacional de Eleições e a outras entidades gestoras do processo eleitoral para manterem a imparcialidade.

Gomes exortou os eleitores a participarem nas eleições, a ouvirem as propostas e a votarem num candidato que corresponda às expectativas do povo. A campanha eleitoral para as sétimas eleições legislativas de 04 de junho na Guiné-Bissau iniciou-se no sábado, após a dissolução do parlamento guineense em 18 de maio de 2022.
A campanha decorrerá até 02 de junho.

RTB/Lusa

Artigos relacionados

OFICIAL: Real Madrid anuncia saída de Karim Benzema

OFICIAL: Real Madrid anuncia saída de Karim Benzema

O Real Madrid anunciou este domingo, em comunicado, o final da ligação entre o clube merengue e Benzema.«A trajetória de Karim Benzema no Real Madrid foi um exemplo de comportamento e profissionalismo, representando os valores do nosso clube. Karim Benzema conquistou...

PSG oficializa saída de Lionel Messi

PSG oficializa saída de Lionel Messi

O PSG anunciou oficialmente a saída de Lionel Messi, pouco antes da última partida da temporada no Parc des Princes, após duas temporadas...

0Comentarios

0 Comments

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE