MADEM G-15 acusa Coligação PAI (Terra Ranka) de violar a Lei Eleitoral
© Radio TV BantabaAll Rights Reserved

Por: Redação

Junho 6, 2023

Junho 6, 2023

Bissau, 6 de Junho de 2023 – O Movimento Para Alternância Democrática (MADEM-G15) apresentou hoje uma exposição oficial à Comissão Nacional das Eleições (CNE) da República da Guiné-Bissau, alegando violação da Lei Eleitoral por parte da Coligação PAI (Terra Ranka).

Segundo o MADEM-G15, a Coligação PAI (Terra Ranka), numa conferência de imprensa realizada no dia 5 de Junho na sede do PAIGC, fez declarações sobre os resultados das eleições de 4 de Junho, contrariando o estipulado no artigo 11°, n) da Lei n° 12/2013 de 27 de Dezembro. Conforme a lei, a CNE é a única entidade com autoridade para divulgar os resultados eleitorais, sejam provisórios ou definitivos.

O MADEM-G15 afirma que a Coligação PAI (Terra Ranka) violou a referida lei, ao não aguardar os apuramentos regionais dos resultados obtidos por Partidos ou Coligações dos Partidos, nos diferentes Círculos Eleitorais que compõem as respectivas regiões e diáspora.

A denúncia salienta que tal comportamento não só prejudica a boa atmosfera que vinha prevalecendo até então, mas também pode colocar em risco todos os esforços realizados para a manutenção da paz e do respeito pelos princípios fundamentais da democracia.

Neste sentido, o MADEM-G15 solicita um pronunciamento oficial e legal da CNE, condenando este comportamento e instando a Coligação PAI (Terra Ranka) a evitar futuras violações desta natureza, promovendo assim a observância das regras e normas estabelecidas para o bom andamento do processo democrático em curso.

Artigos relacionados

Aumenta para 149 o Número de Mortos devido às Chuvas no RS

Aumenta para 149 o Número de Mortos devido às Chuvas no RS

CNN O número de pessoas mortas em consequência das chuvas que assolaram o Rio Grande do Sul nas últimas duas semanas subiu para 149. De acordo com o balanço da Defesa Civil divulgado no início da noite desta terça-feira (14), o estado ainda registra 112 desaparecidos...

Primeiro-Ministro Eslovaco é Alvejado e Gravemente Ferido

Primeiro-Ministro Eslovaco é Alvejado e Gravemente Ferido

NPR PRAGA — O Primeiro-Ministro Eslovaco, Robert Fico, encontra-se em estado crítico após ter sido ferido a tiro durante um evento político na tarde de quarta-feira, de acordo com o seu perfil no Facebook. O líder 59 anos, foi atingido no estômago depois de quatro...

0Comentarios

0 Comments

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE