Liga Guineense dos Direitos Humanos denuncia ações antidemocráticas contra líder do PAIGC e Coligação PAI Terra Ranka
© Radio TV BantabaAll Rights Reserved

Por: Redação

Maio 18, 2023

Maio 18, 2023

A Liga Guineense dos Direitos Humanos divulgou, nesta terça-feira (17), um comunicado condenando a intervenção das forças de segurança contra Domingos Simão Pereira, líder do PAIGC e da Coligação PAI Terra Ranka. A ação ocorreu no dia 16 de maio de 2023.

De acordo com a organização, Pereira e os membros da referida Coligação foram impedidos de forma abusiva e ilegal de aceder à sede do seu partido e ao centro da cidade. Esta atuação limitou a sua capacidade de mobilização popular e de apelo ao voto em meio à campanha eleitoral em curso.

A Liga considera a ação das forças de segurança como discriminatória, contrariando os princípios basilares do sufrágio eleitoral. Em democracia, as liberdades de reunião, manifestação, circulação e de expressão de candidatos e cidadãos são fundamentais para qualquer processo eleitoral. Quaisquer restrições arbitrárias e infundadas representam uma distorção do processo eleitoral e, consequentemente, uma deturpação da vontade popular.

Nesse contexto, a Liga apela ao governo da Guiné-Bissau para garantir um ambiente eleitoral favorável à participação ativa de todos os cidadãos, partidos e coligações, tratando todos os concorrentes de forma igualitária, independentemente de serem da oposição ou do poder.

A Direção Nacional da Liga Guineense dos Direitos Humanos estabeleceu várias deliberações, entre as quais a exigência de uma postura republicana das forças de segurança, assegurando a participação livre e igual de todos os atores. Ademais, demanda que o governo cesse imediatamente qualquer interferência ilegal no processo eleitoral.

A Liga ainda apela aos partidos políticos e coligações para contenção, moderação e decoro democrático, priorizando debates políticos sobre os assuntos de interesse vital da população.

A Liga Guineense dos Direitos Humanos, membro da Federação Internacional dos Direitos Humanos (FIDH), conclui o comunicado reafirmando seu compromisso com a paz, a justiça e os direitos humanos.

LGDH

Artigos relacionados

PSG oficializa saída de Lionel Messi

PSG oficializa saída de Lionel Messi

O PSG anunciou oficialmente a saída de Lionel Messi, pouco antes da última partida da temporada no Parc des Princes, após duas temporadas contrastantes. Ao chegar ao fim de seu contrato em 30 de junho (e decidiu não renová-lo), o capitão argentino anunciou sua saída...

0Comentarios

0 Comments

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE