Líder do PAIGC impedido novamente de sair do país
© Radio TV BantabaAll Rights Reserved

Por: Mamasamba Balde

Setembro 2, 2022

Setembro 2, 2022

O presidente do partido africano para independência da Guiné e Cabo Verde “PAIGC”, Domingos Simões Pereira, voltou hoje a ser impedido de sair da Guiné-Bissau, apesar de um despacho do Tribunal da Relação que revoga as medidas de impedimento impostas pela procuradoria geral da República.

Desta vez, o líder do “PAIGC” foi mesmo impedido de aceder ao edifício do Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira tendo sido logo retido pelas forças de segurança no estacionamento.

Segundo a Lusa odespacho do Tribunal da Relação, declara “nulo o despacho do procurador-geral da República”, Bacari Biai”, que revogou, em 03 de fevereiro deste ano, outro despacho do próprio Ministério Público que considerava nula a medida de coação imposta a Domingos Simões Pereira de permanência no país.

O Ministério Público justificou a tomada de decisão devido “à demora que a Assembleia Nacional Popular leva a responder” ao pedido de levantamento de imunidade parlamentar do deputado e “tendo em conta o perigo que a mesma acarreta para a investigação”.

Num outro despacho, com data de 26 de janeiro, o Ministério Público pediu à Assembleia Nacional Popular para “permitir” que Domingos Simões Pereira fosse “interrogado na qualidade de suspeito”, em 01 de fevereiro, no âmbito do processo denominado Resgate. O parlamento sempre negou o levantamento da imunidade ao líder partidário.

Segundo os advogados de Domingos Simões Pereira líder do PAIGC o processo Resgate já foi concluído e culminou com a absolvição do arguido, um antigo ministro das Finanças, e em que o líder constava apenas como testemunha.

Este processo está relacionado com o alegado apoio financeiro por parte do Governo a instituições bancárias, mas Domingos Simões Pereira alega que o acordo para essa ajuda foi assinado em novembro de 2015, quando ele já não era primeiro-ministro, cargo que assumiu entre julho de 2014 e agosto de 2015.

//RTB_ Lusa

@Tidjane Cande

Artigos relacionados

“Já estamos no CAN-2023” diz Baciro Candé

“Já estamos no CAN-2023” diz Baciro Candé

O selecionador nacional, Baciro Candé afirmou esta segunda-feira (27-03), que a turma nacional já está no CAN-2023, a realizar-se no ano 2024, em Côte d'ivoire. As afirmações do selecionador Nacional foram registada, após a derrota dos Djurtus por uma bola a zero...

Recém-nascida abandonada pela mãe na lixeira em Bissau.

Recém-nascida abandonada pela mãe na lixeira em Bissau.

No domingo, 26 de março de 2023, uma mulher foi detida em Bissau, por suspeita de ter abandonado a sua filha recém-nascida numa lixeira. A bebé, com apenas três dias de vida, foi encontrada por moradores na berma da estrada de Granja. A detenção foi realizada por...

Os Djurtus desafiaram o Vítor Osimhem

Os Djurtus desafiaram o Vítor Osimhem

O centro volante de 24 anos que atua na equipa de Nápoles na Séria A da Itália, melhor marcador com 21 golos marcados em 23 partidas disputado....

0Comentarios

0 Comments

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE