Líder destituído do Gabão é libertado
© Radio TV BantabaAll Rights Reserved

Por: Redação

September 7, 2023

September 7, 2023

CNN

Os líderes militares que orquestraram um golpe no Gabão libertaram o presidente deposto Ali Bongo Ondimba, permitindo-lhe agora viajar para o estrangeiro, declarou um porta-voz da junta esta quarta-feira.

Desde o golpe em finais de Agosto, Bongo terá estado em prisão domiciliária na nação da África Central.

“Devido ao seu estado de saúde, o antigo Presidente da República, Ali Bongo Ondimba, está livre para se deslocar. Se assim o desejar, poderá viajar ao estrangeiro para realizar exames médicos”, disse o coronel Ulrich Manfoumbi na televisão estatal, lendo uma declaração do líder transitório, general Brice Oligui Nguema.

A televisão estatal também divulgou imagens de Bongo a cumprimentar Abdou Abarry, líder do Gabinete Regional das Nações Unidas para a África Central, na sua residência em Libreville.

Desde o golpe, Bongo tem sido raramente visto. Pouco tempo após a sua deposição, emergiu um vídeo dele a apelar aos apoiantes para “fazerem barulho” após ter sido colocado em prisão domiciliária pelos militares.

Bongo, de 64 anos, sofreu um AVC em 2018 e passou vários meses fora do Gabão, sendo tratado em Marrocos. Surgiram dúvidas sobre a sua capacidade de continuar como presidente, o que levou a um golpe falhado em 2019.

Estava no poder há 14 anos, desde que sucedeu o seu pai, Omar Bongo, em 2009 e procurava mais um mandato nas últimas eleições, cujos resultados foram contestados.

Foi anunciado como vencedor nas urnas, um processo que a junta descreveu como “descaradamente enviesado”.

O seu pai governou o Gabão durante mais de quatro décadas até à sua morte em 2009.

O líder da junta, Nguema, que anulou a eleição, afirmou que o regime de Bongo tinha “usurpado o poder durante vários anos, violando flagrantemente as regras democráticas”.

Nguema foi anteriormente guarda-costas de Omar Bongo e diz-se ser seu primo.

Todas as eleições de Bongo desde 2009 foram manchadas por alegações de fraude eleitoral, levando a protestos violentos.

Muitos cidadãos do Gabão, apesar de rico em petróleo mas empobrecido, celebraram a sua destituição e apoiaram a tomada de poder militar.

Não está claro se Bongo deixará o Gabão após a sua libertação pela junta. Esta semana, Nguema encontrou-se com mediadores do bloco africano ECCAS, tendo sido discutida uma possível saída para Marrocos, de acordo com os media franceses.

Se o presidente deposto sair, é provável que se dirija a França, onde a família Bongo possui uma carteira de propriedades de luxo. Também têm casas nos Estados Unidos, avaliadas em milhões de dólares.

RTB/CNN

Artigos relacionados

Senegal quer acabar com os nomes de ruas franceses

Senegal quer acabar com os nomes de ruas franceses

As autoridades senegalesas lançaram uma campanha para substituir os nomes de ruas de origem francesa por figuras emblemáticas da história africana. Este movimento, amplamente apoiado pela população, faz parte de uma tentativa de reforçar a identidade cultural do país...

Após um mês de casamento, mulher esfaqueia marido até à morte

Após um mês de casamento, mulher esfaqueia marido até à morte

Guiné-Conacri - Um crime hediondo foi cometido no bairro de Fofoméré, na comuna de Kagbelen, na noite de sexta-feira, 17, para sábado, 18 de janeiro. Boubacar Siddy Bah, com cerca de 30 anos, foi mortalmente esfaqueado pela sua esposa, Binta Bah, após uma discussão....

0Comentarios

0 Comments

Envie um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE