LGDH Denuncia Detenções Ilegais e Exige Ações do Governo da Guiné-Bissau
© Radio TV BantabaAll Rights Reserved

Por: Redação

Fevereiro 3, 2024

Fevereiro 3, 2024

A Liga Guineense dos Direitos Humanos (LGDH) manifestou profunda preocupação com as recentes detenções abusivas e ilegais de 12 dirigentes do partido MADEM G-15, incluindo o Deputado Bamba Banjai, ocorridas hoje, 3 de fevereiro de 2024, no Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira. Segundo a Liga, estas detenções são parte de uma série de ações arbitrárias lideradas pelo Ministério do Interior, sob a gestão de Botche Candé e José Carlos Macedo Monteiro, em cumprimento de “Ordens Superiores”, que configuram uma estratégia ditatorial de violação dos direitos e liberdades fundamentais.

A LGDH condenou energicamente as detenções, classificando-as como ilegais e abusivas, e exigiu a libertação imediata e incondicional dos detidos. A entidade responsabiliza diretamente Botche Candé e José Carlos Macedo Monteiro pelas ações de detenções arbitrárias, suspensão da liberdade de manifestação, intimidações e perseguições, acusando-os de transformar o Ministério do Interior num “santuário de ilegalidades” com o objetivo de instalar o medo e consolidar o autoritarismo no país.

Por fim, a LGDH apelou ao Presidente da República para uma intervenção imediata com o intuito de pôr fim a estas práticas abusivas que comprometem a imagem e o prestígio dos órgãos de poder político da Guiné-Bissau, reiterando o seu compromisso com a paz, justiça e direitos humanos.

RTB

Artigos relacionados

Bamba Banjai detido na segunda Esquadra de Bissau

Bamba Banjai detido na segunda Esquadra de Bissau

O deputado da Nação e dirigente do Movimento para Alternância Democrática MADEM-G15, Bamba Banjai, foi detido esta terça-feira (27.02), após ser ouvido durante cinco horas, na Segunda Esquadra de Bissau. Fonte: cFm

0Comentarios

0 Comments

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE