Junta do Níger Detém Políticos Seniores Após Golpe; FMI Monitoriza a Situação
© Radio TV BantabaAll Rights Reserved

Por: Redação

Julho 31, 2023

Julho 31, 2023

A junta que tomou o poder no Níger na semana passada deteve mais três políticos séniores do governo deposto na segunda-feira, segundo o seu partido, desafiando apelos internacionais para a restauração da democracia.

Em meio a dias de agitação, o Fundo Monetário Internacional (FMI) afirmou que está a monitorizar de perto os desenvolvimentos no Níger. No entanto, o FMI ainda não tomou nenhuma medida específica em resposta ao golpe.

O Banco Central regional, entretanto, cancelou a emissão de obrigações de 30 bilhões de CFA (51 milhões de dólares) do Níger, prevista para segunda-feira no mercado de dívida regional da África Ocidental, devido a sanções, segundo fontes.

A União Africana, a ONU, a União Europeia e outras potências condenaram a derrubada pelo golpe militar do presidente eleito Mohamed Bazoum – o sétimo golpe militar em menos de três anos na África Ocidental e Central.

O golpe que se desenrolou na quarta-feira aumentou os temores pela segurança da região do Sahel circundante. Os Estados Unidos, a antiga potência colonial França e outros estados ocidentais têm tropas no Níger e vinham trabalhando com o governo no combate a forças militantes ligadas ao Estado Islâmico e à Al Qaeda.

As forças da junta prenderam o ministro das minas do governo deposto, o chefe do partido no poder, e o ministro do petróleo Mahamane Sani Mahamadou, que também é filho do ex-presidente Issoufou Mahamadou, disse o Partido Nigerino para a Democracia e o Socialismo (PNDS-Tarayya).

O Ministro do Interior, o Ministro dos Transportes e um deputado já haviam sido detidos, acrescentou.

As detenções confirmam a natureza “repressiva e ditatorial” dos líderes do golpe, afirmou o partido numa declaração, pedindo aos cidadãos para se unirem para proteger a democracia.

O Presidente do Chade, Mahamat Idriss Deby, chegou ao Níger para tentar mediar entre os líderes do golpe e o governo deposto. No domingo, postou o que pareciam ser as primeiras imagens de Bazoum desde a tomada do poder, mostrando-o sorridente e aparentemente ileso. Deby afirmou estar a tentar “encontrar uma solução pacífica”, sem entrar em mais detalhes.

A União Europeia e a França suspenderam o apoio financeiro, enquanto os EUA ameaçaram fazê-lo.

Os líderes do golpe, que nomearam o General Abdourahamane Tiani, ex-chefe da guarda presidencial, como chefe de Estado, afirmaram que derrubaram Bazoum devido à má governança e ao descontentamento com a forma como ele lidou com a ameaça islamista.

O presidente francês Emmanuel Macron está em contacto com Bazoum, Issoufou, vários líderes regionais e organismos internacionais a tentar resolver a crise, disse o Palácio do Eliseu em comunicado na segunda-feira.

RTB/Reuters

Artigos relacionados

Operação das Forças Armadas em Todo País Entra em Ação

Operação das Forças Armadas em Todo País Entra em Ação

Lusa Bissau, Em uma ação sem precedentes, as Forças Armadas guineenses, em cooperação com a Polícia Militar e a Guarda Nacional, lançaram hoje uma operação em larga escala para a busca e apreensão de armas de guerra. A operação, que começou na capital Bissau, visa...

0Comentarios

0 Comments

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE