joão A. Mamadu Fadia indicado como auditor principal da comissão da CEDEAO
© Radio TV BantabaAll Rights Reserved

Por: Geraldo C

July 4, 2022

July 4, 2022

O ex-ministro das Finanças e antigo diretor nacional do Banco Central de Estados da África Ocidental (BCEAO), João Aladje Mamadu Fadia, foi indicado para ocupar a função do Auditor Principal da Comissão da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), que tem a sua sede em Abuja, capital da Nigéria.

Fadia foi exonerado no início da tarde desta segunda-feira, 04 de julho de 2022, das funções do ministro das Finanças, através do decreto Nº 38/2022.

O nome de João Aladje Mamadu Fadia, que exerceu a função do ministro das Finanças várias vezes, foi indicado pelo chefe de Estado e igualmente presidente em exercício da CEDEAO, General Umaro Sissoco Embaló.

Fadia fez toda a sua carreira no banco central. Tem diploma de Estudos Superiores em Contabilidade e Administração Bancária pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa, em 1996. Fez igualmente diversos cursos e estágios nos domínios da atividade bancária, contabilidade, auditoria e finanças, realizadas em várias instituições. Trabalhou muito cedo no antigo Banco Central da Guiné-Bissau, desde o ano de 1978.

Foi diretor Central de Controlo e Prevenção de Riscos na sede do banco BCEAO, em Dakar, 2007/2008. Nomeado Diretor Nacional do BCEAO, de junho 2008 a dezembro de 2016. Desempenhou o cargo do ministro da Economia e Finanças no Governo de Carlos Gomes Júnior, em 2004/2005. Ocupou a mesma pasta no executivo de General Úmaro Sissoco Embaló, entre 2017/2018. Volta a ocupar a pasta das Finanças no executivo da coligação e voltou a ser nomeado para a mesma função no governo da iniciativa presidencial.

//RTB_jornal Democrata – GB

Artigos relacionados

Senegal quer acabar com os nomes de ruas franceses

Senegal quer acabar com os nomes de ruas franceses

As autoridades senegalesas lançaram uma campanha para substituir os nomes de ruas de origem francesa por figuras emblemáticas da história africana. Este movimento, amplamente apoiado pela população, faz parte de uma tentativa de reforçar a identidade cultural do país...

Após um mês de casamento, mulher esfaqueia marido até à morte

Após um mês de casamento, mulher esfaqueia marido até à morte

Guiné-Conacri - Um crime hediondo foi cometido no bairro de Fofoméré, na comuna de Kagbelen, na noite de sexta-feira, 17, para sábado, 18 de janeiro. Boubacar Siddy Bah, com cerca de 30 anos, foi mortalmente esfaqueado pela sua esposa, Binta Bah, após uma discussão....

0Comentarios

0 Comments

Envie um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE