joão A. Mamadu Fadia indicado como auditor principal da comissão da CEDEAO
© Radio TV BantabaAll Rights Reserved

Por: Bantaba

Julho 4, 2022

Julho 4, 2022

O ex-ministro das Finanças e antigo diretor nacional do Banco Central de Estados da África Ocidental (BCEAO), João Aladje Mamadu Fadia, foi indicado para ocupar a função do Auditor Principal da Comissão da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), que tem a sua sede em Abuja, capital da Nigéria.

Fadia foi exonerado no início da tarde desta segunda-feira, 04 de julho de 2022, das funções do ministro das Finanças, através do decreto Nº 38/2022.

O nome de João Aladje Mamadu Fadia, que exerceu a função do ministro das Finanças várias vezes, foi indicado pelo chefe de Estado e igualmente presidente em exercício da CEDEAO, General Umaro Sissoco Embaló.

Fadia fez toda a sua carreira no banco central. Tem diploma de Estudos Superiores em Contabilidade e Administração Bancária pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa, em 1996. Fez igualmente diversos cursos e estágios nos domínios da atividade bancária, contabilidade, auditoria e finanças, realizadas em várias instituições. Trabalhou muito cedo no antigo Banco Central da Guiné-Bissau, desde o ano de 1978.

Foi diretor Central de Controlo e Prevenção de Riscos na sede do banco BCEAO, em Dakar, 2007/2008. Nomeado Diretor Nacional do BCEAO, de junho 2008 a dezembro de 2016. Desempenhou o cargo do ministro da Economia e Finanças no Governo de Carlos Gomes Júnior, em 2004/2005. Ocupou a mesma pasta no executivo de General Úmaro Sissoco Embaló, entre 2017/2018. Volta a ocupar a pasta das Finanças no executivo da coligação e voltou a ser nomeado para a mesma função no governo da iniciativa presidencial.

//RTB_jornal Democrata – GB

Artigos relacionados

Liga Guineense dos Direitos Humanos Denuncia Sequestro de Juízes

Liga Guineense dos Direitos Humanos Denuncia Sequestro de Juízes

LGDH A Liga Guineense dos Direitos Humanos (LGDH) publicou na sua página no Facebook sobre o sequestro de juízes. Na sequência do Acórdão Nº 01/2024, datado de 19 de julho, que ordenou a libertação imediata de todos os detidos suspeitos de envolvimento no caso de 1 de...

0Comentarios

0 Comments

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE