Homens armados ocupam edifício do Supremo Tribunal de Justiça
© Radio TV BantabaAll Rights Reserved

Por: Redação

Novembro 4, 2023

Novembro 4, 2023

VOA

A invasão ocorre no mesmo dia em que o Conselho Superior da Magistratura Judicial reforça a suspensão do vice-presidente do Supremo Tribunal de Justiça. Na manhã desta sexta-feira, 3, indivíduos armados vestidos de preto entraram na sede do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) da Guiné-Bissau.

Com as forças armadas no local, conforme fontes credíveis, o vice-presidente do STJ, Lima André, tomou posse do gabinete do presidente da instituição, José Pedro Sambu, que está suspenso devido a alegações de impedimento de justiça por um conjunto de juízes conselheiros.

Sambu foi denunciado pelo Sindicato dos Magistrados Judiciais num caso que envolve um particular e a operadora de telecomunicações MTN.

Tentativas de obter declarações do Ministério da Administração Interna, do presidente do STJ, José Pedro Sambu, e do vice-presidente, Lima André, foram infrutíferas.

No entanto, uma fonte do Ministério da Administração Interna e um alto oficial militar negaram que os invasores fossem das suas forças.

A 19 de outubro, o Conselho Superior da Magistratura Judicial decidiu suspender o presidente do STJ alegando “obstrução de justiça” no Tribunal Regional de Bissau.

Em resposta, a 25 de outubro, José Pedro Sambu suspendeu quatro magistrados que estiveram na reunião de 19 de outubro.

Lima André, também vice-presidente do CSMJ, é acusado por Sambu de ultrapassar os seus poderes.

Hoje, José Pedro Sambu anunciou uma nova decisão do CSMJ a reafirmar a suspensão dos juízes.

A controvérsia começou quando o Sindicato dos Magistrados Judiciais acusou José Pedro Sambu de obstrução à Justiça.

RTB/VOA.

Artigos relacionados

Armando Lona detido pela polícia.


Armando Lona detido pela polícia.

O  Coordenador da Frente Popular, Armando Lona, está detido pelas forças de ordem, na sequência da manifestação pacífica deste sábado, 18, em Bissau. Também, para além da Presidente da Associação Juvenil para Promoção e Defesa dos direitos humanos, a CFM soube da...

Gibril Bodjam detido em Gabú

Gibril Bodjam detido em Gabú

Ativista Social Gibril Bodjam detido esta manhã pela Policia de Ordem Pública de Gabú durante conferência de  imprensa na sequência da marcha convocada pela Frente Popupalar em todo o país. A polícia impediu a continuidade da conferência de imprensa da Frente Popular...

0Comentarios

0 Comments

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE