Guiné-Bissau: Morre Luís Sanca assinante do Acordo de Argel em 1974.

© Radio TV BantabaAll Rights Reserved

Por: Mamasamba Balde

Outubro 2, 2022

Outubro 2, 2022

O antigo Combatente da Liberdade da Pátria Luís Oliveira Sanca faleceu este domingo (02.10), vítima de doença prolongada.

Luís Oliveira Sanca, até a data da sua morte desempenhava um dos Vice-Coordenadores do MADEM G-15.

Após a Independência, Luís Oliveira Sanca desempenhou sucessivos cargos no PAIGC, nomeadamente Deputado da nação e Ministro nas diferentes pastas governamentais.
Na nota de condolência do Partido Africana para a Independência da Guiné e Cabo Verde a posse da Rádio TV Bantaba, os libertadores reconheceram Luís Sanca pela sua construção na libertação da Guiné-Bissau.
“O malogrado foi um dos dirigentes do PAIGC que participaram, em Agosto de 1974, no ato da Assinatura dos Acordos de Argel, que determinou o reconhecimento, por parte de Portugal, da Independência da Guiné-Bissau. Isto, cerca de um ano após a Proclamação Unilateral da Independência, nas matas de Logadjol, Sector de Boé, pela Assembleia Nacional Popular”. Lê-se na nota do PAIGC.

Para os libertadores, “ Luís Oliveira Sanca foi Combatente da Liberdade da Pátria e um dos primeiros diplomatas formados pelo Partido, ainda nos primórdios da luta armada”.

“PAIGC e o seu Presidente, Domingos Simões Pereira, endereçam as suas mais sentidas condolências a familia enlutada e ao MADEM G-15”. Concluiu o partido dos libertadores.

RTB

Artigos relacionados

Casa de Ntupé foi atacada “a tiros “por pessoas desconhecidas.

Casa de Ntupé foi atacada “a tiros “por pessoas desconhecidas.

A casa do advogado e analista jurídico Marcelino Intupé foi atacada a tiros esta noite (05.12) por pessoas desconhecidas, informou a Rádio Sol mansi. “Estas informações foram confirmadas por pessoas próximas à sua residência e por fontes policiais que...

0Comentarios

0 Comments

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE