Guiné-Bissau e Gana assinam acordo geral para Consultas Políticas e Diplomáticas
© Radio TV BantabaAll Rights Reserved

Por: Redação

Maio 16, 2023

Maio 16, 2023

A Guiné-Bissau e o Gana assinaram, na segunda-feira, em Bissau, um acordo geral para consultas políticas e diplomáticas, através da troca de informações sobre áreas de interesse comum dos dois países.

O documento foi rubricado pela Secretária de Estado da Cooperação Internacional da Guiné-Bissau, Ude Fati, e pela ministra dos Negócios Estrangeiros do Gana, Shirley Ayorkor Botchwey.

O acordo foi estabelecido no contexto da visita oficial à Guiné-Bissau do Presidente da República do Gana, Nana Addo Dankwa Akufo-Addo, que começou no domingo e termina nesta terça-feira.

Na segunda-feira, segundo dia da sua visita ao país, o líder ganês discutiu com o Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, a intenção de colaborarem e avançarem com projetos de reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas, de modo a representar a posição de África perante aquele órgão das Nações Unidas.

Em declarações conjuntas com o seu homólogo guineense, Nana Addo Dankwa Akufo-Addo reconheceu que o Presidente Embaló tem trabalhado muito pela promoção da paz e desenvolvimento da Guiné-Bissau.

Explicou que, durante o encontro, abordaram a questão da cooperação nas áreas da agricultura e segurança, e analisaram como reforçar a cooperação bilateral para promover o desenvolvimento de ambos os países.

Quanto à cooperação nas áreas do comércio, agricultura e tecnologias, Akufo-Addo defendeu que a cooperação deve ser reconhecida no sentido de ambos os chefes de Estado continuarem a trabalhar juntos para a transformação dos dois países.

Acrescentou que o seu país tem apoiado a Guiné-Bissau, através do envio de contingentes militares, no quadro da CEDEAO, para ajudar na questão de segurança, devido aos acontecimentos de 1 de Fevereiro do ano passado.

“Durante o encontro, falámos sobre a segurança na CEDEAO, a instabilidade nos países desta organização, nomeadamente, no Mali, Burkina Faso e na Guiné-Conacri”, disse.

Espera-se que estas situações se resolvam o mais rapidamente possível, para que a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental possa ganhar reputação como uma organização democrática e pacífica.

“Dou o meu total apoio ao Presidente Embaló como presidente em exercício da Conferência dos Chefes de Estado da CEDEAO”, declarou.

O Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, afirmou que a visita do presidente ganês irá contribuir para o reforço dos laços de amizade, cooperação e fraternidade entre os povos irmãos da Guiné-Bissau e do Gana.

Embaló informou que trocaram pontos de vista sobre várias questões de interesse comum e afirmou que “existe uma concordância de opinião sobre a situação no continente africano, em particular na sub-região.

“A Guiné-Bissau quer aprofundar as relações económicas e comerciais com o Gana com o intuito de contribuir para a promoção de uma cooperação dinâmica a nível do sector privado, aproveitando a experiência do Gana nas novas condições estabelecidas, com a criação da zona de comércio livre e continental”, afirmou Embaló.

Acrescentou ainda que deseja retomar a troca de experiências nas áreas da saúde, educação, formação de quadros da agricultura, para enfrentar as ameaças do terrorismo e do crime organizado e transnacional.

O Presidente Sissoco Embaló manifestou ainda a vontade de estabelecer uma cooperação “ampla e mais eficaz” nas áreas de defesa e segurança.

Umaro Sissoco Embaló reiterou a disponibilidade da Guiné-Bissau para continuar a trabalhar com o Gana no plano continental e internacional, nomeadamente na União Africana e nas Nações Unidas, em defesa dos interesses comuns na busca pela paz e estabilidade política na sub-região, e na defesa da democracia e do estado de direito, especialmente no contexto das alterações constitucionais que ocorreram recentemente em três países da África Ocidental.

RTB/ANG

Artigos relacionados

PSG oficializa saída de Lionel Messi

PSG oficializa saída de Lionel Messi

O PSG anunciou oficialmente a saída de Lionel Messi, pouco antes da última partida da temporada no Parc des Princes, após duas temporadas contrastantes. Ao chegar ao fim de seu contrato em 30 de junho (e decidiu não renová-lo), o capitão argentino anunciou sua saída...

0Comentarios

0 Comments

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE