Guiné-Bissau e Gana assinam acordo geral para Consultas Políticas e Diplomáticas
© Radio TV BantabaAll Rights Reserved

Por: Redação

Maio 16, 2023

Maio 16, 2023

A Guiné-Bissau e o Gana assinaram, na segunda-feira, em Bissau, um acordo geral para consultas políticas e diplomáticas, através da troca de informações sobre áreas de interesse comum dos dois países.

O documento foi rubricado pela Secretária de Estado da Cooperação Internacional da Guiné-Bissau, Ude Fati, e pela ministra dos Negócios Estrangeiros do Gana, Shirley Ayorkor Botchwey.

O acordo foi estabelecido no contexto da visita oficial à Guiné-Bissau do Presidente da República do Gana, Nana Addo Dankwa Akufo-Addo, que começou no domingo e termina nesta terça-feira.

Na segunda-feira, segundo dia da sua visita ao país, o líder ganês discutiu com o Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, a intenção de colaborarem e avançarem com projetos de reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas, de modo a representar a posição de África perante aquele órgão das Nações Unidas.

Em declarações conjuntas com o seu homólogo guineense, Nana Addo Dankwa Akufo-Addo reconheceu que o Presidente Embaló tem trabalhado muito pela promoção da paz e desenvolvimento da Guiné-Bissau.

Explicou que, durante o encontro, abordaram a questão da cooperação nas áreas da agricultura e segurança, e analisaram como reforçar a cooperação bilateral para promover o desenvolvimento de ambos os países.

Quanto à cooperação nas áreas do comércio, agricultura e tecnologias, Akufo-Addo defendeu que a cooperação deve ser reconhecida no sentido de ambos os chefes de Estado continuarem a trabalhar juntos para a transformação dos dois países.

Acrescentou que o seu país tem apoiado a Guiné-Bissau, através do envio de contingentes militares, no quadro da CEDEAO, para ajudar na questão de segurança, devido aos acontecimentos de 1 de Fevereiro do ano passado.

“Durante o encontro, falámos sobre a segurança na CEDEAO, a instabilidade nos países desta organização, nomeadamente, no Mali, Burkina Faso e na Guiné-Conacri”, disse.

Espera-se que estas situações se resolvam o mais rapidamente possível, para que a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental possa ganhar reputação como uma organização democrática e pacífica.

“Dou o meu total apoio ao Presidente Embaló como presidente em exercício da Conferência dos Chefes de Estado da CEDEAO”, declarou.

O Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, afirmou que a visita do presidente ganês irá contribuir para o reforço dos laços de amizade, cooperação e fraternidade entre os povos irmãos da Guiné-Bissau e do Gana.

Embaló informou que trocaram pontos de vista sobre várias questões de interesse comum e afirmou que “existe uma concordância de opinião sobre a situação no continente africano, em particular na sub-região.

“A Guiné-Bissau quer aprofundar as relações económicas e comerciais com o Gana com o intuito de contribuir para a promoção de uma cooperação dinâmica a nível do sector privado, aproveitando a experiência do Gana nas novas condições estabelecidas, com a criação da zona de comércio livre e continental”, afirmou Embaló.

Acrescentou ainda que deseja retomar a troca de experiências nas áreas da saúde, educação, formação de quadros da agricultura, para enfrentar as ameaças do terrorismo e do crime organizado e transnacional.

O Presidente Sissoco Embaló manifestou ainda a vontade de estabelecer uma cooperação “ampla e mais eficaz” nas áreas de defesa e segurança.

Umaro Sissoco Embaló reiterou a disponibilidade da Guiné-Bissau para continuar a trabalhar com o Gana no plano continental e internacional, nomeadamente na União Africana e nas Nações Unidas, em defesa dos interesses comuns na busca pela paz e estabilidade política na sub-região, e na defesa da democracia e do estado de direito, especialmente no contexto das alterações constitucionais que ocorreram recentemente em três países da África Ocidental.

RTB/ANG

Artigos relacionados

Deputado Bamba Banjai notificado pelo DIPIC

Deputado Bamba Banjai notificado pelo DIPIC

O Departamento de Informação Policial e Investigação Criminal da Polícia de Ordem Pública, manda notificar com urgência o Deputado da Nação Bamba...

0Comentarios

0 Comments

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE