Fonte:Jornal No Pintcha
Dentro de pouco tempo o país vai ter uma companhia aérea denominada “Guiné-Bissau Arlines”, com a bandeira nacional, a fazer ligação com a sub-região e o mundo. O Governo, através do Ministério dos Transportes e Comunicações, assinou hoje, dia 12, o acordo de criação e operacionalização de uma companhia aérea com a empresa canadiana, Jitaa-Aeronautics.
Conforme avançou o ministro dos Transportes e Comunicações, Aristides Ocante da Silva, não há uma data precisa para o início dos voos da companhia, mas assegurou que se tudo correr como previsto, dentro de pouco tempo o avião vai começar a sobrevoar com o nome da Guiné-Bissau.
“Nesta primeira fase de implementação do acordo, a Guiné-Bissau apropria-se de 30 por cento dos rendimentos enquanto a Jitaa-Aeronautics detém os 70 por cento, podendo ser reavaliado nos próximos tempos”, explicou Ocante da Silva.
Aristides Ocante da Silva disse que a criação dessa companhia aérea visa, entre vários motivos, suprimir as dificuldades de circulação aérea interna entre ilhas, na sub-região e no mundo.
O governante assegurou que a companhia vai garantir o transporte dos peregrinos muçulmanos anualmente às cidades santas da Arábia Saudita, evitando os constrangimentos do último ano, o qual impediu os candidatos guineenses à peregrinação de se deslocarem para o cumprimento do quinto pilar do Islão.
Em representação da companhia aérea, o vice-presidente da empresa Jitaa-Aeronautics, Gaussu Sauané, afirmou que a companhia é segura e está bem presente em África, particularmente a nível dos países da CEDEAO.
RTB/JNP
0 Comments