Governo propõe data para eleições legislativas…
© Radio TV BantabaAll Rights Reserved

Por: Redação

Outubro 17, 2022

Outubro 17, 2022

A informação foi avançada hoje à Lusa pelo Ministro da Administração Territorial e Poder Local Fernando Gomes, após a reunião tida com os partidos políticos com e sem assentos parlamentares, Gabinete Técnicos de Apoio à Gestão Eleitoral e a Comissão Nacional de Eleições.

“Portanto, agora compete a quem de direito pronunciar-se sobre isso. Não são os partidos políticos que decidem, não é o Governo que decide, mas o Presidente da República e claro esta proposta de data vai ser apresentada ao Presidente da República para decidir”, informou.

O responsável justificou ainda os motivos de marcação da data.

“Esta data de facto dá para organizar eleições sem grandes preocupações de falhar e se o Presidente da República concordar com a data vamos todos trabalhar de mãos dadas com os partidos políticos”, disse.

Para Fernando Gomes “O Governo quis satisfazer a vontade expressa pelos partidos políticos em março. Foi uma das exigências a aquisição dessa impressora, porque sem ela não se podia entregar o cartão de eleitor no ato de recenseamento”.
O Ministro da Administração Territorial disse que ainda compete a quem de direito para pronunciar sobre a marcação da data.

“Agora faltam alguns trabalhos preparatórios para anunciar a data do recenseamento, mas só arrancamos quando houver uma decisão do Presidente da República, que por lei é quem decide a marcação da data das eleições”, garantiu.
O Chefe de Estado guineense Umaro sissoco Embalo, dissolveu o parlamento em 16 de maio e marcou as Eleições legislativas para 18 de Dezembro próximo, para o governo de Nuno Nabiam a data é “ impraticável “ e propôs adiar o escrutínio para 23 de abril de 2023.

RTB
Fonte: Lusa

Artigos relacionados

Marrocos prepara-se para organizar o CAN Futsal 2024

Marrocos prepara-se para organizar o CAN Futsal 2024

Marrocos, país anfitrião privilegiado do futebol africano, prepara-se para organizar o CAN Futsal 2024, de 11 a 21 de abril. Esta nova competição continental promete ser uma nova coroação para o Reino, que continua a confirmar a sua liderança no domínio desportivo e o...

0Comentarios

0 Comments

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE