“Governo guineense promete abastecer o mercado nacional com os pescados num preço acessível”, diz Ministro das Pescas e da Economia Marítima
© Radio TV BantabaAll Rights Reserved

Por: Bantaba

Janeiro 12, 2024

Janeiro 12, 2024

Mário Musante, visitou esta quarta-feira (10.01) as Instalações de Câmara de Conservação de Pescado de Alto Bandim em Bissau, no âmbito de controlo de stocks e gestão durável e sustentável dos recursos haliêuticos do país.

O governante, diz que a visita conjunta que está a efectuar com a Empresa Pública Chinesa com a sigla ZGSC, a Câmara de Conservação de pescado enquadra-se no controlo de nível de stock de pescado do país com vista a poder abastecer o mercado nacional.

“Justamente achávamos que era necessário fazer visita às Instalações da Câmara de Conservação de Pescados, para vermos o nivel de stocks dos pescados que o país contém em como poder abastecer de forma regular e permanente o mercado nacional, foi neste âmbito que chegamos e constatamos que estão bem conservados. Portanto somente desta forma acreditamos que vamos atingir os objetivos, sabendo ao certo que o sector das pescas é um sector transversal com poderes de galvanizar empregos e proporcionar encaixe financeiro ao tesouro público”, analteceu Mário Musante.

O Governante assegurou que o preço de pescados deve ser acessível a toda população da Guiné-Bissau, como forma de alimentar os guineenses de forma saudável.

“Não podemos afirmar ser recos nos recurso halieuticos mas a nossa população não aproveita delas, e para elas sintam que temos peixes devemos ter a capacidade de leva- las até ao último tabanca… E para lá chegar deve ser com base num preço acessível, para que o último consumidor tenha capacidade de comprá-lo com qualidade e alimentar com a sua família”, disse Musante. Questionado sobre alteração de preços uma vez que o governo decreta repouso biológico de mar, o governante afirmou que aquilo não vai acarretar grandes custos e foi por isso que estamos a visitar estas câmaras para verificar níveis de stocks suficiente a fim de cobrir este período até fevereiro para assim iniciar com a exploração de mar, anunciou o Ministro das Pescas.

Por outro lado Representante da Empresa Pública Chinesa John Yong Global Ciclo Corporation com a sigla ZGSC, lembrou que a sua Empresa foi o executor da Obra de Câmara de Conservação de Pescado, enquanto promete trabalhar na melhoria de situação de preço dos pescados para o bem-estar de saúde da população guineense.

“Está unidade foi construída pela nossa Empresa onde gastamos mais de 8 milhões de dólares americanos, sendo certo esta nossa empresa é Chinesa, está aqui amando do Governo da China para desenvolver cooperação nas áreas de Pescas junto do Ministério das Pescas da Guiné-Bissau e, esta visita a Câmara de Conservação de Pescados enquadra-se na

cooperação que temos com o governo guineense no sector das pescas, para que possamos abastecer os mercados a fim de ajudar a população a consumir peixe de qualidade que era aumentar proteínas para a sua saúde, concluiu Sun Zhi Xiang

É bom recordar que o Ministro das Pescas e da Economia Marítima visitou esta quarta-feira as Instalações de Câmara de Conservação de Pescado de Alto Bandim em Bissau, no âmbito de gestão durável e sustentável dos recursos haliêuticos, numa altura em que o Governo da Guiné-Bissau decreta repouso Biológico dos mares do país.

RTB – ITF/MSB

Artigos relacionados

Bamba Banjai detido na segunda Esquadra de Bissau

Bamba Banjai detido na segunda Esquadra de Bissau

O deputado da Nação e dirigente do Movimento para Alternância Democrática MADEM-G15, Bamba Banjai, foi detido esta terça-feira (27.02), após ser ouvido durante cinco horas, na Segunda Esquadra de Bissau. Fonte: cFm

0Comentarios

0 Comments

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE