Governo busca solução para castanha de caju ainda por exportar
© Radio TV BantabaAll Rights Reserved

Por: Redação

Abril 18, 2023

Abril 18, 2023

Lusa

O Governo da Guiné-Bissau está a avaliar soluções para milhares de toneladas de castanha de caju do ano passado que ainda aguardam exportação, segundo informou uma fonte do Ministério do Comércio à Lusa. De acordo com o Governo, a quantidade de castanha de caju da campanha de comercialização de 2022, que não foi exportada devido a dificuldades logísticas e à conjuntura do mercado internacional, não deve ultrapassar 30 mil toneladas. No entanto, os empresários estimam cerca de 50 mil toneladas.

A fonte do Ministério do Comércio enfatizou que o Governo pretende conhecer a quantidade de castanha armazenada no país para encontrar uma solução para o problema. Os empresários do setor têm manifestado preocupações sobre as dificuldades na comercialização da castanha de caju para o exterior e apelam ao Governo e ao Presidente guineense para que se encontre uma solução.

O Ministério do Comércio destaca que o assunto está na agenda do Governo, que pretende encontrar uma solução antes do início da campanha de exportação deste ano. A campanha de comercialização da castanha de caju deste ano teve início no passado dia 31 de março.

A fonte do Ministério do Comércio indicou que a campanha está em curso apenas a nível de comercialização interna e que a castanha ainda não começou a ser transportada para Bissau, de onde é exportada. A Índia é o principal comprador da castanha da Guiné-Bissau, mas nos últimos anos também empresários do Vietname e da China têm comprado o produto guineense, ainda que em menores quantidades.

Recentemente, a imprensa guineense noticiou que a embaixada da China em Bissau informou que empresários chineses estariam interessados em comprar “mais de 30 toneladas” da castanha ainda no país.

RTB/Lusa

Artigos relacionados

Kano, Nigeria/ O Parlamento da CEDEAO elege uma nova Presidente.

Kano, Nigeria/ O Parlamento da CEDEAO elege uma nova Presidente.

O Parlamento da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental, reunido em Kano, na Nigéria, elegeu uma nova Presidente durante os trabalhos da Segunda Sessão Extraordinária da Sexta Legislatura.A nova Presidente é Memounatou Ibrahima, deputada do Togo, que...

0Comentarios

0 Comments

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE