Governo afirma que cortes de energia não se devem a falta de pagamento
© Radio TV BantabaAll Rights Reserved

Por: Redação

Abril 28, 2023

Abril 28, 2023

O Executivo guineense esclareceu hoje que os cortes de energia ocorridos na capital do país não estão ligados à falta de pagamento à empresa turca fornecedora de eletricidade à cidade. O secretário de Estado do Tesouro, Mamadu Baldé, afirmou que a dívida existe e está em processo de pagamento, com mais de 4,6 milhões de dólares (4,16 milhões de euros) já desembolsados até ontem para regularizar parte da dívida que a EAGB (Eletricidade e Águas da Guiné-Bissau) tem com a Karpower.

Baldé falou após uma reunião com a direção da EAGB, gerida por um consórcio formado pela EDP, Águas de Portugal e Leadership Business Consulting, sob contrato com o Banco Mundial. A energia elétrica de Bissau é fornecida pela central flutuante da empresa turca Karpower.

O secretário de Estado sublinhou que as falhas na rede são técnicas e não há ligação entre os cortes devido a problemas técnicos e o atraso no pagamento. Segundo o governante, das sete faturas em atraso, duas foram pagas na quinta-feira e cinco ainda estão pendentes. Uma carta de crédito cobre três dessas faturas, restando pagar à empresa turca 3,8 milhões de dólares (3,4 milhões de euros).

Questionado se a empresa não deveria assumir os pagamentos, o secretário de Estado do Tesouro realçou que é importante saber se o montante pago pelos clientes é suficiente para cobrir as despesas. A EAGB tem um défice mensal de mil milhões de francos CFA (1,5 milhões de euros), entre as suas receitas e despesas.

Mamadu Baldé salientou que há um problema de tesouraria que só pode ser resolvido com o aumento das receitas, mas recordou que o Estado é o único acionista da empresa. O diretor-geral da EAGB, Mário Pereira, reconheceu a preocupação da empresa em garantir o fornecimento de bens essenciais e afirmou que estão num processo de renovação da rede, tanto de água como de eletricidade, com a ajuda de parceiros internacionais. Pereira garantiu que a empresa está comprometida em minimizar os problemas técnicos e operacionais.

RTB/Visao/Lusa

Artigos relacionados

JOVENS DA GUINÉ -BISSAU QUE DESAPARECERAM DE ESTÁGIO JÁ APARECERAM Os rapazes estavam em Portugal por conta da participação no Torneio Luso Cup e...

0Comentarios

0 Comments

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE