Uma equipa composta pelo Comando de Proteção Civil e Bombeiros de Gabú, Guarda Nacional de Tchetche e a Polícia de Ordem Pública de Pitche deslocou-se este domingo, 16 de julho de 2023, até BORO 1 para visitar os familiares das vítimas de uma descarga elétrica que ceifou a vida de sete (7) pessoas.
De acordo uma Nota enviada a TV Bantaba a equipa partiu de Gabú às 05h30 da madrugada em direção a Boé, na localidade de BORO 1, segundo o Comandante de Proteção Civil e Bombeiros, Mamadu Aliu Djaló. Na semana passada, ocorreram fortes chuvas e trovoadas acompanhadas de uma descarga elétrica (Raio), que atingiu jovens e crianças que participavam de uma festa de cerimônia de casamento, resultando na morte imediata de sete (7) pessoas, além de dezessete (17) feridos por queimaduras, treze (13) feridos graves e 14 ligeiros.
Os feridos graves, de acordo com as informações do chefe da Tabanca, “Aladje Umaro Sidibe”, foram socorridos pelas autoridades da Guiné Conakry através do “MER” na localidade de “Vendo Bor”.
Segundo informações apuradas, no dia do acontecimento, o responsável máximo daquele setor de Conacry deslocou-se até lá e doou panos para a cerimônia fúnebre dos sete (7) restos mortais. Além disso, ofereceu 700 mil “franco Guiné”, o que corresponde a 49.200 XOF, e uma vaca para esmola, que será realizada na segunda-feira, 17 de julho de 2023.
A equipa de Proteção Civil e Bombeiros aproveitou a ocasião para se deslocar até Lugajol, a aproximadamente 11 km de Beli, sede do setor de Boé, para verificar a situação das casas danificadas devido ao mau tempo que assolou a região de Gabú na passada sexta-feira.
De acordo com o levantamento feito, foram aproximadamente 08 casas totalmente ou parcialmente destruídas.
//RTB
0 Comments