Fornecimento da eletricidade previsto no contrato vigente ultrapassa largamente o consumo da cidade de Bissau
© Radio TV BantabaAll Rights Reserved

Por: Bantaba

Setembro 15, 2023

Setembro 15, 2023

O Governo e a Empresa turca, Karpower sentaram-se à mesa esta sexta-feira (15.09) para discutir entre outras questões, pagamentos de faturas em atraso e analisar o contrato em vigor assinado entre EAGB e Karpower em 2018, período em que a empresa turca se instalou em Bissau.

No âmbito destas negociações, as partes comprometem-se estabelecer um plano de pagamento de faturas em atraso e, Karpower prometeu-se continuar a fornecer a energia, mas o governo exige a “renegociação do contrato” em vigor, pois, contradiz o acordo estabelecido em 2018.

Na mesma linha, o Ministro da Energia e Indústria, Isuf Baldé questionou na ocasião, a forma como foi assinada “adenda” que aumenta o fornecimento de eletricidade, sem que o país tenha ainda as condições de consumir a quantidade fornecida.

“O fornecimento da eletricidade previsto no contrato vigente ultrapassa largamente o consumo da cidade de Bissau”, esclareceu o Ministro da Energia e Indústria.

Neste sentido, o Ministro da Economia e Finanças, Suleimane Seidi exigiu a “renegociação do contrato” vigente com a empresa Karpower, porém garantiu que, o governo vai assumir as suas responsabilidades com as dívidas encontradas.

“É preciso ser realista, o contrato inicialmente previa 17 megawatts, com a possibilidade de aumento gradual conforme as necessidades do país” esclareceu o Ministro da Economia e Finanças, que comprometei ainda trabalhar com empresa turca no sentido de estabelecer um plano de pagamentos de faturas em atraso.

MF

Artigos relacionados

PR lamenta detenção em Portugal do Procurador apanhado com droga

PR lamenta detenção em Portugal do Procurador apanhado com droga

Lusa O Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, lamentou hoje a detenção em Portugal de um Procurador da República alegadamente apanhado com droga e destacou que o caso está a ser tratado entre as magistraturas dos dois países. Ao falar com os jornalistas ao...

0Comentarios

0 Comments

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE