O Governo e a Empresa turca, Karpower sentaram-se à mesa esta sexta-feira (15.09) para discutir entre outras questões, pagamentos de faturas em atraso e analisar o contrato em vigor assinado entre EAGB e Karpower em 2018, período em que a empresa turca se instalou em Bissau.
No âmbito destas negociações, as partes comprometem-se estabelecer um plano de pagamento de faturas em atraso e, Karpower prometeu-se continuar a fornecer a energia, mas o governo exige a “renegociação do contrato” em vigor, pois, contradiz o acordo estabelecido em 2018.
Na mesma linha, o Ministro da Energia e Indústria, Isuf Baldé questionou na ocasião, a forma como foi assinada “adenda” que aumenta o fornecimento de eletricidade, sem que o país tenha ainda as condições de consumir a quantidade fornecida.
“O fornecimento da eletricidade previsto no contrato vigente ultrapassa largamente o consumo da cidade de Bissau”, esclareceu o Ministro da Energia e Indústria.
Neste sentido, o Ministro da Economia e Finanças, Suleimane Seidi exigiu a “renegociação do contrato” vigente com a empresa Karpower, porém garantiu que, o governo vai assumir as suas responsabilidades com as dívidas encontradas.
“É preciso ser realista, o contrato inicialmente previa 17 megawatts, com a possibilidade de aumento gradual conforme as necessidades do país” esclareceu o Ministro da Economia e Finanças, que comprometei ainda trabalhar com empresa turca no sentido de estabelecer um plano de pagamentos de faturas em atraso.
MF
0 Comments