FMI DECIDE AUMENTAR 30% DO DESEMBOLSO A FAVOR DA GUINÉ-BISSAU
© Radio TV BantabaAll Rights Reserved

Por: Geraldo C

September 21, 2023

September 21, 2023

A Missão do Corpo Técnico do FMI, chefiada por Jose Gijon iniciou nesta quarta-feira (20.09) por vídeo conferência a terceira avaliação do Programa Financeiro, designado, Facilidade de Crédito Alargado.

No âmbito desta avaliação que vai até ao mês de Junho de 2023, se for satisfatória vai conduzir o desembolso de 3.15 milhões de dólares a favor da Guiné-Bissau. E, FMI vai assim aumentar 30% de cerca dos 41 milhões de dólares da quota do país.

“O Conselho de Administração do FMI já autorizou um aumento de 30% dos 90% inicialmente solicitado pela missão técnica do fundo”, frisou Jose Gijon, que justificou esse acréscimo pelo aumento substancial do custo de vida que afeta a população.

Mesmo assim, a missão técnica do FMI fez saber que, “se tudo correr como previsto, a equipa do FMI vai continuar a pedir o aumento gradual do fundos para a Guiné-Bissau.

Dos mais salientes pilares do Programa com o fundo, é a consolidação Orçamental, gestão da dívida pública e melhorar a governação.

No âmbito da consolidação orçamental considerada pelo FMI elemento central do programa, o Ministro da Economia e Finanças, reafirmou o empenho do governo em “prosseguir com o Programa Financeiro com FMI”, ressaltando que, o Oçamento geral do Estado, 2023 e, o Programa do Governo para os próximos 4 anos serão submetidos brevemente ao Parlamento.

As questões ligadas ao espaço orçamental, endividamento, a redução da massa salarial, assim como, a situação da EAGB e do BAO foram entre outros assuntos abordados.

Por: MF

Artigos relacionados

Senegal quer acabar com os nomes de ruas franceses

Senegal quer acabar com os nomes de ruas franceses

As autoridades senegalesas lançaram uma campanha para substituir os nomes de ruas de origem francesa por figuras emblemáticas da história africana. Este movimento, amplamente apoiado pela população, faz parte de uma tentativa de reforçar a identidade cultural do país...

Após um mês de casamento, mulher esfaqueia marido até à morte

Após um mês de casamento, mulher esfaqueia marido até à morte

Guiné-Conacri - Um crime hediondo foi cometido no bairro de Fofoméré, na comuna de Kagbelen, na noite de sexta-feira, 17, para sábado, 18 de janeiro. Boubacar Siddy Bah, com cerca de 30 anos, foi mortalmente esfaqueado pela sua esposa, Binta Bah, após uma discussão....

0Comentarios

0 Comments

Envie um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE