Falta de Comercialização de Castanha de Caju Agrava Fome na Guiné-Bissau, Segundo Primeiro-Ministro
© Radio TV BantabaAll Rights Reserved

Por: Redação

Maio 30, 2023

Maio 30, 2023

Nuno Gomes Nabiam, Primeiro-Ministro da Guiné-Bissau e candidato à Assembleia do Povo Unido – Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU-PDGB), acredita que a actual fome no país se deve à falta de comercialização de castanha de caju.

Falando a jornalistas em Canchungo, na região de Cacheu, antes de um comício de campanha para as eleições de domingo, Nabiam explicou que a situação difícil no país se deve à baixa procura internacional pela castanha de caju, o principal produto de exportação da Guiné-Bissau e fonte de sustento para cerca de 80% da população.

O Primeiro-Ministro realçou que a situação não é interna, mas sim resultante de um contexto internacional. Segundo ele, os investidores estão receosos, visto que a campanha eleitoral coincide com a campanha de caju. Ele instou a que os resultados das eleições sejam aceites para que os negócios possam prosseguir, permitindo a compra de castanha de caju nas aldeias, conhecidas como ‘tabancas’.

Nabiam expressou ainda a sua confiança no crescimento do seu partido, ainda que acredite que nenhum partido obterá uma maioria absoluta nas eleições. Ele afirmou que a APU está pronta para colaborar com qualquer partido político, a sociedade civil e a diáspora guineense. Reiterou que nenhum partido está pronto para governar o país sozinho, realçando a necessidade de colaboração e de buscar capacidades para formar um governo forte.

Duas coligações e 20 partidos políticos vão disputar as sétimas eleições legislativas do país no domingo, após o Presidente Umaro Sissoco Embaló ter dissolvido o parlamento do país em maio de 2022.

Fonte: RTB/Lusa

Artigos relacionados

Deputado Bamba Banjai notificado pelo DIPIC

Deputado Bamba Banjai notificado pelo DIPIC

O Departamento de Informação Policial e Investigação Criminal da Polícia de Ordem Pública, manda notificar com urgência o Deputado da Nação Bamba Banjai junto da Instalação da 2ª Esquadra. Segundo o documento na posse da Redação da RADIO TV BANTABA, datada de...

0Comentarios

0 Comments

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE