Espaço de Concertação das Organizações da Sociedade Civil denúncia a tendência de exclusão das mulheres na governação
© Radio TV BantabaAll Rights Reserved

Por: Bantaba

Setembro 6, 2023

Setembro 6, 2023


A posição da organização vem expressa no comunicado à imprensa que a RTB teve acesso hoje e interpela o governo no sentido de reverter a tendência de masculinização dos cargos diretivos na administração pública, dando primazia a igualdade de género na nomeação de novos dirigentes.
A organização lembra que a constituição da república estabelece de forma expressa o princípio da igualdade “que o homem e a mulher são iguais perante a lei em todos os domínios da vida política, económica, social e cultural” e de igual modo que o país é signatário de vários instrumentos internacionais. Lê se na nota.
De acordo com o comunicado, a organização lamenta comportamento dos partidos políticos associada à omissão do supremo tribunal de justiça na sua veste de tribunal constitucional que resultou na redução do número das mulheres no parlamento de 13 para 11 num universo de 102 deputados eleitos.
Por último, Espaço da concertação das organizações da sociedade civil alerta o governo que a consolidação da paz, democracia, estado do direito e desenvolvimento sustentável depende da igualdade de gênero.


RTB-BALA SAMBÚ

Artigos relacionados

Kano, Nigeria/ O Parlamento da CEDEAO elege uma nova Presidente.

Kano, Nigeria/ O Parlamento da CEDEAO elege uma nova Presidente.

O Parlamento da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental, reunido em Kano, na Nigéria, elegeu uma nova Presidente durante os trabalhos da Segunda Sessão Extraordinária da Sexta Legislatura.A nova Presidente é Memounatou Ibrahima, deputada do Togo, que...

0Comentarios

0 Comments

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE