Eleições no Zimbabué Consideradas Transparentes, mas com Falhas na Adesão à Constituição.
© Radio TV BantabaAll Rights Reserved

Por: Geraldo C

Agosto 25, 2023

Agosto 25, 2023

A União Africana (UA) e o Mercado Comum da África Oriental e Austral (Comesa) afirmaram esta sexta-feira 25 de agosto de 2023, que as eleições no Zimbabué foram “transparentes”, mas não cumpriram todos os “requisitos” da Constituição.

A missão conjunta de observação eleitoral, composta por 33 observadores, destacou que, embora tenham ocorrido atrasos na abertura de algumas mesas de voto, o processo de votação em geral foi pacífico e ordeiro. No entanto, a Comissão Eleitoral não forneceu a lista de eleitores à oposição em tempo hábil e também houve detenção de membros da sociedade civil acusados de contagem ilegal de votos.

A UA e o “Comesa” expressaram preocupação com esses incidentes. Dois candidatos com chances de vitória são o atual presidente, Emmerson Mnangagwa, e Nelson Chamisa. Se nenhum obtiver mais de 50% dos votos, haverá segunda volta em 02 de outubro.

Organizações de direitos humanos denunciaram perseguição à dissidência e líderes da oposição antes das eleições.

//RTB/Lusa


Artigos relacionados

Aumenta para 149 o Número de Mortos devido às Chuvas no RS

Aumenta para 149 o Número de Mortos devido às Chuvas no RS

CNN O número de pessoas mortas em consequência das chuvas que assolaram o Rio Grande do Sul nas últimas duas semanas subiu para 149. De acordo com o balanço da Defesa Civil divulgado no início da noite desta terça-feira (14), o estado ainda registra 112 desaparecidos...

Primeiro-Ministro Eslovaco é Alvejado e Gravemente Ferido

Primeiro-Ministro Eslovaco é Alvejado e Gravemente Ferido

NPR PRAGA — O Primeiro-Ministro Eslovaco, Robert Fico, encontra-se em estado crítico após ter sido ferido a tiro durante um evento político na tarde de quarta-feira, de acordo com o seu perfil no Facebook. O líder 59 anos, foi atingido no estômago depois de quatro...

0Comentarios

0 Comments

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE