EDUCAÇÃO: Governo reafirma a suspensão de novas admissões.
© Radio TV BantabaAll Rights Reserved

Por: Mamasamba Balde

Novembro 5, 2022

Novembro 5, 2022

O Governo da Guiné-Bissau, reafirmou a suspensão de novas admissões no setor da educação.

No Despacho assinado pelo primeiro-ministro Nuno Gomes Nabiam, com a data de 1 de Novembro de ano em curso, a posse da Rádio TV Bantaba o executivo justificou a medida, “no quadro dos esforços internos empreendidos à todos os níveis bem como nos diferentes setores da governação para conter o défice orçamental e, na perspetiva duma possível retoma do programa; ou acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI)”.

“Suspender a admissão de novos ingressos no Ministério da Educação, Retirar da base de dados os 568 professores da escola em regime de autogestão (escolas privadas)”,

anunciou o executivo guineense.

A medida também é extensiva para setor da saúde pública, onde o executivo disse:

Retirar do sistema todos os médicos em estudo de especialização por conta própria e, em consequências, a suspensão dos referidos salários: 

• Suspender os salários de funcionários em situação de licenças prolongadas.

O Governo decidiu ainda “Suspender, doravante, as despesas de representação dos titulares de cargos públicos em viagens de serviços e, se for o caso, para ás que já estavam programadas antes da entrada em vigor deste despacho, autorizar a aquisição de passagens no classe económica, refletir sobre as senhas de presença e salários dos membros do conselho de administração das instituições autónomas, bancarizar os salários de 5785 pensionistas e pessoas em idade próxima! de reforma, Interdição de equiparação na administração pública, sem a necessária cobertura legal”, decidiu o executivo liderado por Nuno Gomes Nabiam.

De lembrar que os sindicatos de setores da Educação e saúde agrupados na Frente Social, anunciaram esta sexta-feira (04.11) a nova paralisação entre 7 a 11 de novembro de ano em curso, por “incumprimento” do caderno reivindicativo entregue ao executivo guineense.

RTB

Artigos relacionados

Casa de Ntupé foi atacada “a tiros “por pessoas desconhecidas.

Casa de Ntupé foi atacada “a tiros “por pessoas desconhecidas.

A casa do advogado e analista jurídico Marcelino Intupé foi atacada a tiros esta noite (05.12) por pessoas desconhecidas, informou a Rádio Sol mansi. “Estas informações foram confirmadas por pessoas próximas à sua residência e por fontes policiais que...

0Comentarios

0 Comments

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE