EAGB – Comité sindical de base ameaça paralisar a empresa
© Radio TV BantabaAll Rights Reserved

Por: Redação

Março 14, 2023

Março 14, 2023

O Comité Sindical de Base da Empresa de Eletricidade e Água da Guiné-Bissau (EAGB), ameaçou hoje paralisar, nos próximos tempos, o funcionamento da empresa, caso o representante sindical dos funcionários da referida empresa, não for integrado no Conselho de Administração da empresa.

Em declarações à imprensa depois de um encontro efetuado ,esta terça-feira,entre o sindicato e os funcionários , o defensor dos trabalhadores da Empresa que fornece Luz e Água, Mário Banca revelou que, em 2018, o sindicato já tinha exigido a integração do seu representante no Conselho de Administração da empresa, mas que o pedido foi recusado pela então direção .

“E foi no mesmo ano que entramos com uma queixa no tribunal contra a Empresa, e o tribunal obrigou a empresa a cumprir com as nossas exigências” , disse Banca.

Acrescentou que, perante o incumprimento, o sindicato renovou as suas exigências e o tribunal voltou a notificar a EAGB para efeitos de seu cumprimento mas que a empresa não acatou a decisão da instância judicial.

“A atitude demostrada pela EAGB fez com que o tribunal aplicasse medidas de sanção à EAGB,nomeadamente o bloqueio da sua conta num dos bancos comerciais de Bissau. Esse bloqueio originou o atraso do pagamento dos nossos salários no mês passado”, disse Mário Banca.

Segundo o responsável, o sindicato lutou muito para que em 25 de cada mês os funcionários da EAGB possam receber os seus salários.

O lider sindical dos trabalhadores da EAGB disse que estão prontos para, a qualquer momento, paralisar o funcionamento da empresa, caso a Direção continuar a desrespeitar as suas exigências..

Mário Banca protesta que a Empresa foi privatizada, mas que até hoje, os funcionérios não têm um representante no Conselho de Administração.

“Sendo assim, corremos o risco de sermos manipulados pelo patronato, à semelhança do que acontecera com nossos colegas”, disse Banca.

RTB/ANG

Artigos relacionados

Aumenta para 149 o Número de Mortos devido às Chuvas no RS

Aumenta para 149 o Número de Mortos devido às Chuvas no RS

CNN O número de pessoas mortas em consequência das chuvas que assolaram o Rio Grande do Sul nas últimas duas semanas subiu para 149. De acordo com o balanço da Defesa Civil divulgado no início da noite desta terça-feira (14), o estado ainda registra 112 desaparecidos...

Primeiro-Ministro Eslovaco é Alvejado e Gravemente Ferido

Primeiro-Ministro Eslovaco é Alvejado e Gravemente Ferido

NPR PRAGA — O Primeiro-Ministro Eslovaco, Robert Fico, encontra-se em estado crítico após ter sido ferido a tiro durante um evento político na tarde de quarta-feira, de acordo com o seu perfil no Facebook. O líder 59 anos, foi atingido no estômago depois de quatro...

0Comentarios

0 Comments

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE