O Ministro da Cultura, Juventude e Desportos da Guiné-Bissau, Senhor Augusto Gomes, presidiu hoje, em Bissau, o ato de lançamento do Programa do Centro de Incubadora de Desenvolvimento Empresarial-CIDE.
Na ocasião, Augusto Gomes, realçou a importância dessa iniciativa para o Governo, o povo, a economia, o progresso da Guiné-Bissau e para os jovens empreendedores guineenses para poderem desenvolver as suas aptidões, sonhos e ideias susceptíveis de transformar as suas vidas, sendo a camada mais numerosa da população guineense.
Gomes, agradece ao Governo dos Estados Unidos da América, por ter mais uma vez associado ao Governo da Guiné-Bissau e ao seu povo, nesse grande desafio de tornar os jovens para assumirem o seu processo de desenvolvimento, através da sua capacitação, reforço da sua capacidade pessoal, institucional e organizacional para poder com a eficácia realizar o processo de desenvolvimento duradouro e sustentável da Guiné-Bissau, por um lado, por outro, é preciso investir na juventude para que seja uma solução para os problemas do país.
Para este governante, nessa perspetiva de transformação do setor empresarial, é preciso que haja uma nova geração de empresários para assumir o processo de desenvolvimento do país, com a competência, capacidades, sinergias, um processo de partilha de experiências.
Gomes, disse ainda que o CIDE inspirador tem a responsabilidade de servir de um lugar de promoção do empresariado transformador de um empreendedorismo que estruture os setores motores da nossa economia como a agricultura, as pescas e o turismo podem ser o caminho muito importante para atingir uma eficácia desse processo do empreendedorismo da participação da população no processo de desenvolvimento.
Este responsável, revelou ainda que no cumprimento de ano novo ao Presidente da República, apresentou a ideia de criação de um Fundo de Promoção do Empreendedorismo Juvenil que poderá facilitar o acesso ao sistema de crédito bancário para a sustentação dessa mesma atividade.
Gomes, pede aos jovens para não aceitarem os empregos políticos, estágios por longo tempo e apostarem nos empregos decentes para um futuro melhor.
Por sua vez, o Embaixador dos Estados Unidos da América, Senhor Michael Raynor, disse que vai continuar a apoiar o desenvolvimento das competências empresariais entre a atual e a próxima geração guineense, tendo agradecido ao empenho e dedicação dos jovens empreendedores da Guiné-Bissau.
Este Diplomata, reconhece a importância da gastronomia guineense para o bem da saúde humana.
O Diretor do Centro de Incubadora de Desenvolvimento Empresarial-CIDE, João Banjaque, renovou o seu compromisso de trabalhar em colaboração com o Governo da Guiné-Bissau e dos Estados Unidos da América em prol do futuro brilhante para o setor empresarial do país.
De recordar que o Centro de Incubadora de Desenvolvimento Empresarial-CIDE foi fundado a 15 de Abril de 2019.
FONTE: G.C.
General Doumbouya proíbe proíbe ministros de viajar para o estrangeiro
O chefe da junta militar da Guiné, General Mamady Doumbouya, proibiu os ministros de viajar para o estrangeiro sem a sua autorização e ordenou o regresso de todos aqueles que se encontram atualmente fora do país, anunciou o seu gabinete. O comunicado, emitido na...
0 Comments