Desafios para as Eleições Legislativas: Um Processo em Risco?
© Radio TV BantabaAll Rights Reserved

Por: Redação

Abril 19, 2023

Abril 19, 2023

Faltam 45 dias para as sétimas eleições legislativas na história democrática da Guiné-Bissau, e o cenário político atual está envolto em incertezas. Ainda não se sabe quais formações políticas estão aptas a participar, nem a data para o sorteio do posicionamento dos partidos nos boletins de voto.

O porta-voz do PAIGC, Muniro Conté, afirma que seu partido está preparado para a disputa eleitoral, mas demonstra preocupação quanto à data de 4 de junho para a realização das eleições. Segundo Conté, ainda há prazos e etapas a cumprir, tanto no que diz respeito à validação das candidaturas dos partidos, como no sorteio para a fixação dos símbolos nos boletins.

Mpabi Cabi, secretário-executivo da Comissão Nacional de Eleições (CNE), tenta tranquilizar a sociedade, afirmando que o processo eleitoral está a decorrer conforme o cronograma. Entretanto, vários partidos, incluindo o PAIGC, continuam a exigir a indicação de novos membros do Secretariado Executivo da CNE, uma vez que o titular do órgão, José Pedro Sambú, é agora presidente do Supremo Tribunal de Justiça da Guiné-Bissau.

A situação na CNE é preocupante para algumas formações políticas, como o PRS, que não apoia a realização das eleições sem a regularização da situação de lacuna na instituição. Gueri Gomes, coordenador Nacional do FOSCAO, também manifesta apreensão quanto à situação na CNE e enfatiza a importância de um poder judicial rigoroso e imparcial.

Neste contexto de incertezas e preocupações, a realização das eleições legislativas na Guiné-Bissau enfrenta um desafio significativo. A vontade política e ações concretas são necessárias para garantir um processo eleitoral justo, transparente e eficiente. O país precisa de um processo democrático que respeite os prazos e as etapas estabelecidas, assegurando assim a legitimidade e a estabilidade das instituições políticas.

Artigo baseado na reportagem divulgada pela DW

RTB

Artigos relacionados

Liga Guineense dos Direitos Humanos Denuncia Sequestro de Juízes

Liga Guineense dos Direitos Humanos Denuncia Sequestro de Juízes

LGDH A Liga Guineense dos Direitos Humanos (LGDH) publicou na sua página no Facebook sobre o sequestro de juízes. Na sequência do Acórdão Nº 01/2024, datado de 19 de julho, que ordenou a libertação imediata de todos os detidos suspeitos de envolvimento no caso de 1 de...

0Comentarios

0 Comments

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE