Decorre em Niamey a reunião da comissão mista dos parlamentares da CEDEAO e especialistas.
© Radio TV BantabaAll Rights Reserved

Por: Geraldo C

Fevereiro 28, 2023

Fevereiro 28, 2023

O ato da abertura esta terça-feira (28), em Niamey da reunião deslocalizada dedicada ao tema ” as Telecomunicações  como instrumento de integração económica dos países membros.

Sob a organização da Comissão mista da instância comunitária, os parlamentares de CEDEAO e especialistas estão reunidas para a busca soluções a questão do roaming telefonico na subregião, um serviço considerado bastante caro na sub região.

A cerimônia de abertura ocorreu na presença  do Presidente do Parlamento do Niger, quê durante esta reunião deslocalizada prova que os estados membros estão progressivamente a um passo de conseguir as promessas dos fundadores de CEDEAO de fazer da subregião um espaço comunitário unido para a grande felicidade e coragem das populações.

Semi Oumarou  reconhece no seu discurso que desde a “criação em 1975” da CEDEAO, muitos avanços em matéria da telecomunicações  foram registados  no âmbito das  respostas aos desafios económicos, políticos e sociais tendo lembrado  que as Telecomunicações é vital para  o Níger como sendo país mais vasto da comunidade.

Por isso, no entender do Presidente da Assembleia do Níger no interior dos países , o sistema deve poder permitir a todos utilizadores ter acesso a   qualquer lugar a qualquer rede.

O Presidente da COMISSÃO DE CEDEAO, esteve ausente na cerimônia devido as eleições na Nigeria e foi  representado pelo Comissário para Energia e Minas, reafirmou na altura o  engajamento da  sua instituição em prosseguir com a sua contribuição no sector como elemento catalisador econômico da região oeste africana.

Falando sobre a pertinência económica  do sector das telecomunicações para sub região, o Presidente do Parlamento de CEDEAO, “Sidie Mohammed Tunis” disse que o sector contribuiu em 2021 com  8  porcento do PIB, tendo conseguido mais de 142 bilhões com emprego de 200.000 indivíduos e espera- que este ano o número aumentará paral 800. O00 pessoas.

Contudo,  mais adiante o líder do Parlamento, lamenta o problema da conectividade como um elemento neste momento desencorajante sobretudo devido o elevado custo dos serviços criando enormes dificuldades aos utilizadores.

Os Trabalhos da Reunião deslocalizada de Niamey terminam no sábado com importantes recomendações.

//RTB /Mamadu Cande

Artigos relacionados

Kano, Nigeria/ O Parlamento da CEDEAO elege uma nova Presidente.

Kano, Nigeria/ O Parlamento da CEDEAO elege uma nova Presidente.

O Parlamento da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental, reunido em Kano, na Nigéria, elegeu uma nova Presidente durante os trabalhos da Segunda Sessão Extraordinária da Sexta Legislatura.A nova Presidente é Memounatou Ibrahima, deputada do Togo, que...

0Comentarios

0 Comments

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE