CPLP: Juventude enfrenta desafios da mobilidade, diálogo intercultural e violência doméstica.
© Radio TV BantabaAll Rights Reserved

Por: Bantaba

Novembro 22, 2022

Novembro 22, 2022

CNJ

A Presidente do Fórum da Juventude da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa revelou que “ Juventude da CPLP enfrenta desafios da mobilidade, diálogo intercultural e violência doméstica”.


Aissatu Forbes Djalo discursava na abertura solene da semana da Juventude da CPLP a decorrer esta terça-feira (22.11) no Rio de Janeiro, Brasil.


“Atualmente a juventude da comunidade dos países da língua portuguesa, presentes em 9 estados, 4 continentes e constituindo a maioria da população nos nossos países enfrenta muitos desafios desde a mobilidade, diálogo intercultural, violência doméstica, infelizmente muitos dos nossos países não garantem o direito a educação de qualidade, ao emprego, ao acesso a justiça a igualdade de género entre outros”, revelou a presidente.


Para fazer face a situação, Forbes Djalo admitiu “a criativa no Centro de
iniciativas do empreendedorismo juvenil, Advocacia e mobilização nacional para a promoção de igualdade e equidade de género” na Comunidade.



“Consciente das necessidades e aspirações da juventude lusófona – o fórum definiu 5 desafios: Advocacia dentro do espaço CPLP e nas demais plataformas de diálogo da juventude, Posicionamento global e ações nacionais sobre saúde e clima, promoção da economia criativa no Centro de
iniciativas do empreendedorismo juvenil, Advocacia e mobilização nacional para a promoção de igualdade e equidade de género e Desenvolvimento de plataforma de comunicação visando aproximação e intercâmbio da juventude dentro da comunidade”, frisou.


Forbes Djalo realçou ainda que “é extremamente importante colocar jovens e mulheres (género e juventude) no centro das agendas intersectoriais, cobrindo todas as ODS”.

“A juventude da CPLP tem traduzido positivamente as aspirações dos seus Estados membros no empreendimento dos esforços e medidas na promoção de políticas públicas de juventude, bem como as relevantes iniciativas globais existentes, como a Carta Africana da Juventude, a plataforma ibero-americana da juventude, atendendo que os países da CPLP pertencem a outras diferentes comunidades e contextos regionais e sub-regionais, reconhecendo que a juventude representa um segmento estratégico para o desenvolvimento sustentável, devendo os Estados garantir a igualdade de oportunidades entre gerações” realçou.

O Forum da Juventude de Comunidafe dos Países da Língua Portuguesa foi criado em 1997 visa cimentar e valorizar valores comuns [ UMA LÍNGUA, UMA HISTÓRIA, UMA COMUNIDADE], que assente na convivência secular, o respeito pelos direitos humanos, pela diversidade dos estados membros na afirmação da língua que partilham e no desenvolvimento da comunidade.



RTB

Artigos relacionados

Armando Lona detido pela polícia.


Armando Lona detido pela polícia.

O  Coordenador da Frente Popular, Armando Lona, está detido pelas forças de ordem, na sequência da manifestação pacífica deste sábado, 18, em Bissau. Também, para além da Presidente da Associação Juvenil para Promoção e Defesa dos direitos humanos, a CFM soube da...

Gibril Bodjam detido em Gabú

Gibril Bodjam detido em Gabú

Ativista Social Gibril Bodjam detido esta manhã pela Policia de Ordem Pública de Gabú durante conferência de  imprensa na sequência da marcha...

0Comentarios

0 Comments

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE