Conselho de Ministros da Guiné-Bissau aprova medidas para comercialização da castanha de caju e anuncia eventos na área da saúde
Bissau, 3 de maio de 2023 – O Conselho de Ministros da Guiné-Bissau reuniu-se hoje em sessão ordinária no Palácio da República, presidida pelo Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas, General do Exército Umaro Sissoco Embalo.
Na parte deliberativa da sessão, o Conselho de Ministros deu anuência ao Ministro das Finanças para realizar as diligências necessárias à viabilização da Campanha de Comercialização e Exportação da Castanha de Cajú 2023. Além disso, o Presidente da República assegurou que estão sendo tomadas providências para suprir o défice financeiro registado no orçamento geral das eleições legislativas, agendadas para 4 de junho.
No âmbito da saúde, o Ministro da Saúde Pública anunciou a realização, em Bissau, da reunião do Conselho de Ministros de Saúde da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), que ocorrerá entre os dias 9 e 13 de maio, sob o lema “Balanço dos recursos humanos no espaço da CEDEAO”. O ministro também abordou o processo negocial em curso com parceiros de cooperação, visando a reforma institucional do Centro de Coordenação de Combate às Endemias na África Ocidental (CECOME).
Como resultado, o Conselho de Ministros instituiu uma Comissão Técnica composta por peritos da Presidência do Conselho de Ministros e do Ministério da Saúde Pública para, em conjunto com os parceiros de cooperação, alcançar os consensos necessários à afirmação e efetiva operacionalização do CECOME, conforme o formato prevalecente no espaço da CEDEAO.
O comunicado foi assinado pelo Ministro de Estado, da Presidência do Conselho de Ministros e dos Assuntos Parlamentares, Malal Sané.
RTB
0 Comments