Confusão no Judiciário Guineense: Altos Magistrados Suspensos
© Radio TV BantabaAll Rights Reserved

Por: Redação

Outubro 26, 2023

Outubro 26, 2023

O Presidente do Supremo Tribunal de Justiça e do Conselho Superior da Magistratura Judicial da Guiné-Bissau, José Pedro Sambu, tomou a decisão firme de suspender das suas funções o Vice-presidente do órgão, Lima André, e outros três juízes, citando alegações de usurpação de competências e insubordinação.

Segundo um despacho emitido a 25 de outubro, ao qual a RTB obteve acesso, José Pedro Sambu não só suspendeu quatro magistrados de renome, como também ordenou a instauração de processos disciplinares contra os implicados. Entre os suspensos estão os juízes conselheiros Lima André, Vice-presidente do Supremo Tribunal de Justiça e do Conselho Superior da Magistratura Judicial, e Arafam Mané.

A lista de suspensões inclui ainda a juíza desembargadora Eliane Rodrigues dos Reis e a juíza de Direito Mirza L. B. Akiss Bamba. São acusados de participarem numa reunião, que Sambu considerou ilegal, do Conselho Superior da Magistratura Judicial, convocada por Lima André, que culminou na deliberação de suspender preventivamente o presidente do órgão máximo da justiça guineense.

Entretanto, no desenrolar dos eventos, Lima André, Vice-presidente do Supremo Tribunal de Justiça e do Conselho Superior da Magistratura Judicial, e indicado provisoriamente para ocupar as funções de José Pedro Sambu, solicitou esta terça-feira às forças de segurança, através do Ministério do Interior, para – citamos – “garantir a ordem e a tranquilidade indispensáveis ao normal funcionamento do Supremo Tribunal de Justiça e do Conselho Superior da Magistratura Judicial.”

Este pedido surge após declarações de José Pedro Sambu, que afirmou ser o legítimo e único presidente do Supremo Tribunal de Justiça e do Conselho Superior da Magistratura Judicial da Guiné-Bissau.

Fonte: RTB/RDP

Artigos relacionados

Aumenta para 149 o Número de Mortos devido às Chuvas no RS

Aumenta para 149 o Número de Mortos devido às Chuvas no RS

CNN O número de pessoas mortas em consequência das chuvas que assolaram o Rio Grande do Sul nas últimas duas semanas subiu para 149. De acordo com o balanço da Defesa Civil divulgado no início da noite desta terça-feira (14), o estado ainda registra 112 desaparecidos...

Primeiro-Ministro Eslovaco é Alvejado e Gravemente Ferido

Primeiro-Ministro Eslovaco é Alvejado e Gravemente Ferido

NPR PRAGA — O Primeiro-Ministro Eslovaco, Robert Fico, encontra-se em estado crítico após ter sido ferido a tiro durante um evento político na tarde de quarta-feira, de acordo com o seu perfil no Facebook. O líder 59 anos, foi atingido no estômago depois de quatro...

0Comentarios

0 Comments

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE