Comité Central do PAIGC aprova lista de candidatos à deputados
© Radio TV BantabaAll Rights Reserved

Por: Redação

Abril 3, 2023

Abril 3, 2023

ANG

O Comité Central(CC) do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde PAIGC aprovou no fim de semana a lista dos candidatos efetivos e suplentes à deputados, ao nível nacional e na diáspora África, para as próximas legislativas, previstas para 04 de Junho próximo.

A informação consta nas resoluções finais saídas da reunião ordinária do Comité Central do partido, segundo as quais esta lista foi aprovada com 463 votos, havendo quatro votos contra e duas abstenções.

O partido liderado por Domingos Simões Pereira participa nas próximas eleições em coligação pré-eleitoral estabelecida com a União Para a Mudança, o Partido da Convegência Democrática, o Movimento Democrático Guineense e o Partido Social-Democrata, cujo acordo foi aprovado nessa reunião do CC.

Trata-se de um acordo de Coligação pré-Eleitoral entre formações políticas do chamado “Espaço de Concentração dos Partidos Democráticos”, criado há vários anos.

Quanto a gestão e sustentabilidade da Coligação Eleitoral, as resoluções do Comité Central apontam que em caso da renúncia de um dos signatários, a coligação manter-se-á, no formato de “Bancada parlamentar”, não refletindo nas eventuais posições de dissidência que uma das partes poderá vir a assumir.

Os membros do Comité Central ainda aprovaram uma moção de pesar em homenagem póstuma aos malogrados Camaradas Aramata Dembo Camará, Bacar Baldé, Fernando Té, Raul Plácido, José Biai, Malam Cissé e Quedjau Fofana.

Este órgão partidário mandatou a direcção do partido para, junto de camaradas descontentes com algumas decisões, encetar um diálogo apaziguador que vise o reforço da unidade e coesão interna do partido, “por forma a garantir os objectivos eleitorais e políticos da Coligação Eleitoral”.

Referindo-se aos detalhes do Acordo, Carlos Pinto Pereira precisou que o mesmo irá vigorar durante toda a XI Legislatura, devendo a representatividade dos partidos signatários nas listas das candidaturas a deputado decorrer dos resultados dos votos expressos arrecadados por cada um dos Partidos nas Legislativas de Março de 2019.

Dos 541 membros do Comité Central convocados para esta reunião, participaram 463 .

A coligacão PAIGC-CE e todos os outros partidos concorrentes as legislativas antecipadas de 04 de Junho têm até terça-feira(04) para entregar a lista de candidatos à deputados no Supremo Tribunal de Justiça(STJ).

Uma fonte do STJ confirmou a ANG que até sexta-feira passada apenas o Partido de Trabalhadores da Guiné(PTG)cujo líder é Botche Candé, atual ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural havia entregue a sua lista ao STJ.

RTB/ANG

Artigos relacionados

Marrocos prepara-se para organizar o CAN Futsal 2024

Marrocos prepara-se para organizar o CAN Futsal 2024

Marrocos, país anfitrião privilegiado do futebol africano, prepara-se para organizar o CAN Futsal 2024, de 11 a 21 de abril. Esta nova competição continental promete ser uma nova coroação para o Reino, que continua a confirmar a sua liderança no domínio desportivo e o...

0Comentarios

0 Comments

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE