CEDEAO
A Comissão da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) expressou hoje espanto e consternação ao tomar conhecimento de uma tentativa de golpe de estado no Níger.
Num comunicado oficial emitido, a Comissão condena veementemente a tentativa de usurpação do poder através da força. A CEDEAO apelou para a libertação imediata e incondicional do Presidente da República, que foi democraticamente eleito.
Esta condenação forte surge no seguimento da tentativa de golpe, que pôs em risco a estabilidade política do Níger e ameaçou a democracia no país. A CEDEAO lembrou aos perpetradores que a comunidade internacional está atenta e que todos os envolvidos neste ato serão responsabilizados.
O comunicado explicita ainda que a responsabilidade por garantir a segurança e a integridade do Presidente, dos membros da sua família, dos membros do governo e do público em geral, recairá sobre todos aqueles que estiverem envolvidos neste ato de desestabilização.
Este acontecimento sublinha a posição da CEDEAO e da comunidade internacional contra quaisquer formas de tomada de poder ilegal, reforçando a importância da manutenção da democracia e da ordem constitucional.
0 Comments