A Coligação da Plataforma de Aliança Inclusiva Pai-Terra Ranka, liderada pelo Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde, deu início neste sábado, dia 11 do mês corrente, a uma Jornada Parlamentar de três dias, focada no Programa do Governo e no Orçamento Geral de Estado deste ano.
Na abertura da sessão, o líder da bancada parlamentar, Califa Seidi, sublinhou a relevância da jornada, destacando que permitirá aos deputados a maioria melhorar o Programa do Governo antes do debate na Assembleia Nacional Popular, a partir do próximo dia 14 deste mês.
Seidi explicou que o Programa do Governo foi formulado com base nas propostas apresentadas durante a campanha eleitoral pela Coligação, e os deputados agora analisarão os principais eixos estratégicos de desenvolvimento do país delineados no plano.
“Nós, hoje deputados e anteriormente candidatos, apresentamos as linhas gerais do Programa Eleitoral e do Plano Estratégico Operacional Terra-Ranka. Agora estamos reunidos para confirmar se as propostas apresentadas durante a campanha estão alinhadas com o Programa do Governo”, afirmou.
Hoje, segundo Califa Seidi, os deputados irão focar-se no Programa do Governo, interagindo com os membros do Governo para esclarecer dúvidas sobre os diferentes eixos do programa.
Além disso, destacou que a jornada visa fortalecer a capacidade dos deputados em termos de informação, preparando-os para debater o Plano de Governação, que, após aprovação, será apresentado ao povo em sessões parlamentares nas regiões do país.
Na segunda-feira, conforme Seidi, foram abordadas questões relacionadas com os trabalhos desta primeira sessão parlamentar da XI legislatura, incluindo leis, propostas de revisão da lei da Comissão Nacional de Eleição (CNE), lei-quadro dos partidos políticos, lei do recenseamento eleitoral, e outros projetos, como a carreira dos médicos e enfermeiros.
O líder da bancada parlamentar da Coligação Pai-Terra Ranka expressou a expectativa de que o Governo apresente o Orçamento Geral de Estado para o próximo ano econômico à ANP até o início de dezembro durante esta sessão.
//RTB/ANG
0 Comments