A Câmara Municipal de Bissau(CMB) e a empresa portuguesa Consul Tâmega rubricaram hoje um protocolo de acordo visando a formação de 30 jovens guineenses em Portugal nos domínios de restauração e comércio.
Em declarações à imprensa após a assinatura do referido acordo, o Presidente da Câmara Municipal de Bissau(CMB), disse que o acto insere-se em conjunto de acções e projectos de actividades que a edilidade pretende implementar ao longo dos próximos anos.
José Medina Lobato salientou que o acordo ora assinado vai ao encontro das preocupações dos munícipes e da dinâmica que a sua direcção tem vindo ultimamente a implementar.
“Este protocolo incide especialmente na atribuição de bolsas que serão concedidas a CMB à partir deste ano lectivo, na qual a CMB deve recrutar os beneficiários de acordo com os critérios e requisitos que lhes foram submetidos”, disse.
José Medina Lobato sublinhou que, da outra parte a empresa Consul Tâmega irá encarregar da recepção das pessoas seleccionadas, nomeadamente acolhimento, instalação e de outras condições de vida.
“Nós teremos apenas de tratar de assuntos de recrutamento, dos bilhetes de passagem e deligências de vistos junto a embaixada de Portugal em Bissau”, informou.
Por sua vez, a coordenadora pedagógica da empresa Consul Tâmega, Basara Lóro, disse que salientou que estabeleceram esse protocolo numa perspectiva de capacitar os jovens guineenses em áreas específicas, nomeadamente nos cursos de restauração e comércio.
“O nosso objectivo é de poder levar os jovens para Portugal e capacita-los para que futuro possam regressar ao país e oferecer mais qualidades à Guiné-Bissau”, frisou.
Disse que, vão iniciar a formação a partir de setembro do ano em curso em Portugal, acrescentando que estão ainda em fase de recrutamento e por isso estão empenhados em alinhar tudo o que é necessário para que os formandos sejam elegíveis no projecto.
RTB/ANG
0 Comments