Chefes militares da CEDEAO reunidos em Bissau para discutir planos de combate ao terrorismo.
© Radio TV BantabaAll Rights Reserved

Por: Redação

Março 9, 2023

Março 9, 2023

Os chefes das Forças Armadas da Comunidade Económica de Estados da África Ocidental (CEDEAO) reunidos em Bissau para discutir planos de combate ao terrorismo.

O líder militar guineense afirmou que o terrorismo é “um problema real” e que espera que a reunião resulte em “uma base sólida para o combate aos grupos e ações terroristas”. A reunião, que decorre num hotel de Bissau, será consagrada aos chefes das operações e da logística militar do espaço da CEDEAO e, na segunda-feira, os chefes das Forças Armadas vão reunir-se para aprovar as propostas delineadas.

O general Biague Na Ntan, chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas guineenses, sublinhou a necessidade de ser criada uma força militar com a capacidade de busca e destruição, proteção das populações civis e segurança de locais e infraestruturas alvos de ataques de grupos terroristas. Ele observou ser urgente a criação e implementação da Força de Alerta da CEDEAO, conforme as orientações de líderes políticos da comunidade.

Hamidou Boly, representante da CEDEAO em Bissau, instou os chefes militares a “apressarem-se na apresentação de propostas concretas em termos operacionais e logísticos” para que sejam adotadas pelos líderes civis para ajudar no combate ao terrorismo e ameaças à ordem constitucional na zona.

A CEDEAO, atualmente presidida pelo chefe de Estado guineense, Umaro Sissoco Emabló, é composta por 15 países: além dos lusófonos Guiné-Bissau e Cabo Verde, Benim, Burkina Faso, Costa do Marfim, Gâmbia, Gana, Guiné-Conacri, Libéria, Mali, Níger, Nigéria, Serra Leoa, Senegal e Togo.

RTB/Lusa

Artigos relacionados

Aumenta para 149 o Número de Mortos devido às Chuvas no RS

Aumenta para 149 o Número de Mortos devido às Chuvas no RS

CNN O número de pessoas mortas em consequência das chuvas que assolaram o Rio Grande do Sul nas últimas duas semanas subiu para 149. De acordo com o balanço da Defesa Civil divulgado no início da noite desta terça-feira (14), o estado ainda registra 112 desaparecidos...

Primeiro-Ministro Eslovaco é Alvejado e Gravemente Ferido

Primeiro-Ministro Eslovaco é Alvejado e Gravemente Ferido

NPR PRAGA — O Primeiro-Ministro Eslovaco, Robert Fico, encontra-se em estado crítico após ter sido ferido a tiro durante um evento político na tarde de quarta-feira, de acordo com o seu perfil no Facebook. O líder 59 anos, foi atingido no estômago depois de quatro...

0Comentarios

0 Comments

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE