Chefe do executivo guineense destaca plano de exploração de bauxite e infraestrutura para intervenção na região de Gabú
© Radio TV BantabaAll Rights Reserved

Por: Geraldo C

Novembro 18, 2023

Novembro 18, 2023

O primeiro-ministro da Guiné-Bissau afirmou que o programa estruturante mais importante da região de Gabú será o início da exploração de bauxite em Boé, um processo que se iniciará durante esta legislatura.

Geraldo Martins fez estas declarações durante a entrega oficial do grupo de geradores doados pelo governo.

Na companhia do ministro da energia e do secretário de estado da cultura e desporto, “Geraldo Martins” afirma que será através da exploração de bauxite que será construído o caminho-de-ferro para ligar Boé e Buba, onde será edificado o porto de águas profundas para a exportação do produto, permitindo contribuição para o desenvolvimento da região de Gabú.

“Estes são apenas alguns elementos que fazem parte do nosso programa de governação para os próximos quatro anos. Por isso, afirmamos que estamos apenas no aquecimento e que o jogo vai começar agora”, disse o chefe do executivo.

Quanto à eletricidade na cidade, o chefe do executivo afirmou que uma das preocupações do governo se baseou exatamente nas preocupações da população sobre a boa gestão dos grupos de geradores doados.

Disse: “Eu garanto-vos que o governo está a trabalhar nisso. Uma das coisas mais importantes para uma boa gestão é disponibilizar aos consumidores os contadores pré-pagos, que o governo vai disponibilizar em breve, priorizando as localidades onde já entregamos geradores .”

Ao agradecer à ANP e aos deputados pela aprovação do programa do governo, “Geraldo Martins” garantiu que será criado um programa de “microcrédito” para mulheres com atividades econômicas e um banco de fomento que permitirá às mulheres carenciadas obterem crédito neste banco, com taxa de juro zero, para as suas atividades econômicas. O chefe do executivo foi ainda mais longo, garantindo que, de acordo com o plano de governação para os próximos quatro anos, o governo vai construir “mil quilómetros” de vias rodoviárias e que nos próximos dias será lançada a pedra para a construção da estrada que liga Jugudul e Safim.

//RTB

Artigos relacionados

0Comentarios

0 Comments

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE