CEDEAO em Debate: Desafios e perspectivas na sessão ordinária em Abuja
© Radio TV BantabaAll Rights Reserved

Por: Geraldo C

Novembro 23, 2023

Novembro 23, 2023

Abuja, Nigéria, a Segunda Sessão do Parlamento da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental teve início nesta quarta-feira, 22/11/2023, destinada à análise da Economia, Democracia e Segurança.

Sidie Mohamed Tunis, Presidente do Parlamento Comunitário, apresentou, em seu discurso, o orçamento como o tema principal a ser discutido durante a sessão. Ele enfatizou a importância da solidariedade entre os países da comunidade, destacando as perspectivas econômicas como meios para melhor servir a comunidade da África Ocidental, baseando-se na paz e na segurança.

“Omar Alieu Touray”, Presidente da Comissão da CEDEAO, durante a sua intervenção, destacou o ressurgimento de golpes de estado recentes, constituindo uma ameaça à sub-região. Desafiou todos a refletirem sobre o que não está funcionando no processo democrático na região oeste.

Finalmente, representando Bola Tinibu, Presidente da República Federativa da Nigéria e Presidente Interino da CEDEAO, o vice-presidente do Senado, “Jibim Barau”, afirmou que a sub-região deveria se inspirar no exemplo da União Europeia, que alcançou uma moeda única para os estados membros, manteve a paz e aboliu o controle de passaportes dentro das fronteiras. Por isso, disse ele, passou de uma confederação para uma federação. Assim, as nações africanas, com seus desafios únicos, exigem ainda mais cooperação e integração, concluiu o chefe de estado em sua mensagem.

//RTB/Mamadu Candé J/TGB

Artigos relacionados

Bamba Banjai detido na segunda Esquadra de Bissau

Bamba Banjai detido na segunda Esquadra de Bissau

O deputado da Nação e dirigente do Movimento para Alternância Democrática MADEM-G15, Bamba Banjai, foi detido esta terça-feira (27.02), após ser ouvido durante cinco horas, na Segunda Esquadra de Bissau. Fonte: cFm

0Comentarios

0 Comments

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE