Abuja, Nigéria, a Segunda Sessão do Parlamento da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental teve início nesta quarta-feira, 22/11/2023, destinada à análise da Economia, Democracia e Segurança.
Sidie Mohamed Tunis, Presidente do Parlamento Comunitário, apresentou, em seu discurso, o orçamento como o tema principal a ser discutido durante a sessão. Ele enfatizou a importância da solidariedade entre os países da comunidade, destacando as perspectivas econômicas como meios para melhor servir a comunidade da África Ocidental, baseando-se na paz e na segurança.
“Omar Alieu Touray”, Presidente da Comissão da CEDEAO, durante a sua intervenção, destacou o ressurgimento de golpes de estado recentes, constituindo uma ameaça à sub-região. Desafiou todos a refletirem sobre o que não está funcionando no processo democrático na região oeste.
Finalmente, representando Bola Tinibu, Presidente da República Federativa da Nigéria e Presidente Interino da CEDEAO, o vice-presidente do Senado, “Jibim Barau”, afirmou que a sub-região deveria se inspirar no exemplo da União Europeia, que alcançou uma moeda única para os estados membros, manteve a paz e aboliu o controle de passaportes dentro das fronteiras. Por isso, disse ele, passou de uma confederação para uma federação. Assim, as nações africanas, com seus desafios únicos, exigem ainda mais cooperação e integração, concluiu o chefe de estado em sua mensagem.
//RTB/Mamadu Candé J/TGB
General Doumbouya proíbe proíbe ministros de viajar para o estrangeiro
O chefe da junta militar da Guiné, General Mamady Doumbouya, proibiu os ministros de viajar para o estrangeiro sem a sua autorização e ordenou o regresso de todos aqueles que se encontram atualmente fora do país, anunciou o seu gabinete. O comunicado, emitido na...
0 Comments