CEDEAO Condena Violência e Ações Anticonstitucionais na Guiné-Bissau
© Radio TV BantabaAll Rights Reserved

Por: Redação

Dezembro 2, 2023

Dezembro 2, 2023

A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) condenou a violência e qualquer tentativa de perturbação da ordem constitucional na Guiné-Bissau. O comunicado divulgado pela CEDEAO pede a detenção e julgamento dos responsáveis pelos incidentes e expressa solidariedade ao povo e autoridades da Guiné-Bissau.

Na sexta-feira, confrontos armados entre a Guarda Nacional e forças do Batalhão do Palácio Presidencial resultaram em detenções e pelo menos dois mortos. Estes confrontos ocorreram enquanto o Chefe do Estado Maior General das Forças Armadas estava fora do país.

A tensão na região aumentou após o Ministério Público decretar a prisão preventiva do ministro das Finanças, Sulemaine Seide, e do secretário de Estado do tesouro, António Monteiro, investigados por um pagamento de seis mil milhões de francos CFA a empresários. Seide e Monteiro, membros do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), foram levados para a sede da Polícia Judiciária e depois retirados por elementos da Guarda Nacional.

O Ministério Público realizou buscas e apreendeu documentos relacionados a este caso. A situação política envolve ainda o Madem G15 e a Assembleia do Povo Unido – Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU – PDGB), partidos de oposição no parlamento.

A ONU fez um apelo ao respeito pelo Estado de direito e instou as forças armadas e de segurança a se absterem de interferir na política nacional.

Artigos relacionados

Bamba Banjai detido na segunda Esquadra de Bissau

Bamba Banjai detido na segunda Esquadra de Bissau

O deputado da Nação e dirigente do Movimento para Alternância Democrática MADEM-G15, Bamba Banjai, foi detido esta terça-feira (27.02), após ser ouvido durante cinco horas, na Segunda Esquadra de Bissau. Fonte: cFm

0Comentarios

0 Comments

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE