O Rei Mohammed VI anunciou na quarta-feira “04 de outubro de 2023”, ao povo marroquino que o Comité Executivo da Federação Internacional de Futebol (FIFA) escolheu por unanimidade Marrocos-Espanha-Portugal como única candidatura para organizar o Campeonato do Mundo de Futebol de 2030.
Eis o comunicado de imprensa do Gabinete Real:
“Sua Majestade o Rei Mohammed VI, que Deus o acompanhe, tem o grande prazer de anunciar ao povo marroquino que o Comité Executivo da FIFA acaba de aceitar por unanimidade a candidatura Marrocos-Espanha-Portugal como única candidatura à organização do Campeonato do Mundo de Futebol de 2030.
Esta decisão do Comité Executivo da Federação Internacional de Futebol saúda e reconhece o lugar de eleição de Marrocos no concerto das grandes nações.
Sua Majestade o Rei aproveita a oportunidade para felicitar o Reino de Espanha e a República Portuguesa, reiterando o empenho do Reino de Marrocos em trabalhar em perfeita sinergia com as autoridades responsáveis pelo dossiê em cada um dos países anfitriões”
Recorde-se que o Rei Mohammed VI anunciou a candidatura conjunta de Marrocos com Espanha e Portugal para acolher o Campeonato do Mundo de 2030 a 14 de março de 2023 em Kigali, numa mensagem por ocasião da entrega do Prémio de Excelência da Confederação Africana de Futebol (CAF).
O Rei especificou também que esta candidatura seria uma competição que reuniria o melhor de ambas as partes, demonstrando uma aliança de génio, criatividade, experiência e recursos.
Para esta edição, que também contará com o novo formato de 48 equipas, os jogos inaugurais serão disputados em estádios na Argentina, Uruguai e Paraguai.
As três equipas sul-americanas e os seus adversários viajarão para Marrocos, Portugal e Espanha para jogar o resto do Campeonato do Mundo.
De acordo com a FIFA, a ideia de juntar seis países para a competição faz parte das celebrações que assinalam o centenário do primeiro Campeonato do Mundo.
O primeiro Campeonato do Mundo da FIFA realizou-se no Uruguai em 1930 e contou com a presença de apenas 13 países, tendo os anfitriões sido coroados campeões na final disputada no estádio Centenário em Montevideu, Uruguai.
//RTB
0 Comments