Cabo Verde congratula com a eleição de Sissoco Embalo na CEDEAO.
© Radio TV BantabaAll Rights Reserved

Por: Geraldo C

October 24, 2022

October 24, 2022

Chefe de Estado de Cabo Verde disse  congratular-se com a eleição do Chefe de Estado da Guiné-Bissau, como Presidente da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO.

A posição de José Maria Neves Presidente de Cabo Verde, foi tornada a pública hoje (24.10), no Comunicado final de visita de três dias efetuada à Guiné-Bissau

“A primeira presidência rotativa do órgão máximo da CEDEAO a ser exercida por um Estado-membro de língua portuguesa”, lê-se no Comunicado, no qual José Maria Neves  e felicitou o Presidente da República da Guiné-Bissau “pela sua liderança que ocorre num contexto sub-regional muito complexo do ponto de vista político, e que também suscita fundadas preocupações pelo agravamento das condições de segurança nalguns países da CEDEAO e, mais intensamente, na região do Sahel”.

Os Chefes de Estados reiteraram “a posição da CEDEAO no sentido da restauração do Estado de Direito Democrático e do retorno à ordem constitucional no Mali, no Burkina Faso e na Guiné Conacri, de acordo com um cronograma que concretize uma transição política nos termos que foram definidos pela Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da nossa organização”.
José Maria Neves e Sissoco Embalo  registaram “com apreço os avanços que vinham sendo alcançados”, em geral, “na consolidação da ordem constitucional e democrática nos países da CEDEAO, que, no entanto, viria a ser gravemente perturbada pela ocorrência de golpes militares no Mali, no Burkina Faso e na Guiné Conacri que derrubaram governos constitucionais democraticamente eleitos e instauraram, nesses países regimes militares ilegítimos”.

“Os Chefes de Estado passaram em revista o estado das relações bilaterais entre a Guiné-Bissau e Cabo Verde, salientando os progressos que foram registados. Nesse âmbito, regozijaram-se com a plena integração da comunidade guineense em Cabo Verde e da comunidade cabo-verdiana na Guine Bissau”, refere o Comunicado.

Os dois presidentes destacaram, ainda, “a importância da concertação diplomática, de utilidade largamente comprovada na promoção dos interesses e valores que são comuns aos nossos dois Estados na CPLP, CEDEAO, União Africana e Nações Unidas”.

Comprometidos com as agendas de integração regional da CEDEAO, mas também da própria União Africana, os dois Presidentes da República congratularam-se com “os progressos alcançados na construção da união económica da nossa sub-região, e encaram com muita expetativa a consolidação dos avanços alcançados no estabelecimento da Zona de Comércio Livre Continental Africana (ZCLCA)”.

No final da visita, o chefe de Estado caboverdiano  recebeu, em audiência, os três maiores  partidos políticos, nomeadamente PRS, MADEM G-15 e PAIGC.

Na  publicação na sua  página oficial do facebook, José Maria Neves admitiu “não imiscuir-se nos assuntos internos “, doravante sublinhou a “esforços para busca de entendimento e compromissos com os partidos políticos”.

RTB

Artigos relacionados

Presidência da República lamenta falecimento do Papa Francisco A Presidência da República da Guiné-Bissau tomou conhecimento, com profunda tristeza e consternação, da notícia do falecimento de Sua Santidade, o Papa Francisco. Trata-se de uma perda irreparável para a...

Irão expande-se para o Norte de África

Irão expande-se para o Norte de África

Expansão Estratégica do Irão: Influência Militar no Norte de África através da Frente Polisário   No início da guerra entre Israel e o Hamas, o Irão lançou uma ameaça desconcertante: se Israel não cedesse em Gaza, Teerão fecharia o Estreito de Gibraltar, a...

0Comentarios

0 Comments

Envie um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE