Este será a palavra de ordem da manifestação cívica agendada na manhã desta segunda-feira (08.01), pela Coligação Plataforma de Aliança Inclusiva PAI TERRA RANKA, com concentração marcada na Chapa de Bissau, conforme consta do comunicado enviado ao Departamento das informações da Rádio TV Bantaba esta sexta-feira (05.01).
Sobre a mesma nota na posse da Rádio TV Bantaba, a Coligação pretende com esta manifestação protestar contra o “Regime de Umaro Sissoco Embalo”, instalado na Guiné-Bissau, contudo exige “respeito da vontade do povo” do Presidente da República.
Porém o Umaro Sissoco Embalo tinha afirmado recentemente nas declarações proferidas no cumprimento de novo ano no Ministério do Interior e da Ordem Pública, de que jamais vai aceitar atos que possa perturbar o país, visando quem quer que seja a pessoa envolvida nesses actos, pagará de peso e medida daquela situação, porque o país precisa marchar para o desenvolvimento.
De referir que o Parlamento elegido nas eleições legislativa de 4 de Junho de 2023, vencida pela Coligação de Plataforma Aliança Inclusiva PAI TERRA RANKA, com maioria absoluta foi derrubado pelo Presidente da República a 04 de Dezembro de 2023, através de um Decreto Presidencial que continue a ser protestado pela sua inconstitucionalidade e consequentemente a queda do governo
na altura alegando a tentativa de golpe de estado; gerado de um confronto que resultou em vítimas mortais e feridos, entre batalhão da Presidência da República e a Guarda Nacional, da qual este último retirou das celas da Polícia Judiciária dois membros de Governo que estavam a ser Investigados por crimes financeiros, nos dias 30 de Novembro a 01 de Dezembro. Pouco depois de reconduzir Geraldo Martins ao cargo do Primeiro-ministro no dia 04 de Dezembro de 2023 e demiti lá, a 12 de Dezembro do mesmo ano nomeando para sua substituição Rui Duarte de Barros.
Agora resta saber se a manifestação vai ter lugar esta segunda-feira ou se a população guineense vai continuar a observar cenários iguais o “Regime do Umaro Sissoco Embalo”?
Edição: Izaías Teixeira Félix
Dia da amizade Marrocos-Guiné-Bissau: Comemorações no 49.º aniversário da marcha verde
Por organização do 49º aniversário da Marcha Verde, do centenário de Amílcar Cabral e no âmbito da cerimónia de encerramento do dia de Amizade entre Marrocos e Guiné-Bissau, a Embaixada do Reino de Marrocos, em parceria com a Universidade Amílcar Cabral,...
0 Comments