Bissau Recupera Calma Após Confronto Armado
© Radio TV BantabaAll Rights Reserved

Por: Redação

Dezembro 1, 2023

Dezembro 1, 2023

RDN

Após um confronto armado, a cidade de Bissau parece estar calma novamente. Observa-se uma movimentação normal de pessoas nos diferentes bairros, ruas e avenidas da capital, com exceção das áreas de Luanda e do centro da cidade, onde foram ouvidos mais tiros.

Os mercados, centros comerciais e postos de combustível estão operacionais, embora alguns tenham fechado por questões de segurança. Enquanto os centros de saúde e hospitais continuam a funcionar, as escolas permanecem fechadas, e várias instituições apelam às pessoas para que permaneçam em casa e aguardem o desenvolvimento da situação.

Os órgãos de comunicação social, não estavam a funcionar nas primeiras horas. No entanto, algumas rádios privadas na capital estão a emitir normalmente.

Ontem, a cidade foi palco de tiroteios durante várias horas, num conflito que alegadamente envolveu a retirada do Ministro das Finanças, Suleimane Seidi, e do Secretário de Estado do Tesouro, António Monteiro, das celas da Polícia Judiciária em Bandim. Eles estiveram detidos na PJ por ordem do Ministério Público, após um interrogatório que durou cerca de seis horas, no contexto de uma investigação sobre um pagamento de 6 bilhões de francos CFA do Estado a 11 empresas privadas do país.

Também há informações de que a residência do Presidente da Assembleia Nacional Popular, Domingos Simões Pereira, líder do PAIGC e da Coligação PAI TERRA RANKA, foi alvo de tiros. No entanto, Simões Pereira saiu ileso e está agora num local que considera seguro.

Até o momento, não houve comunicação oficial sobre a situação, nem por parte do governo nem da Presidência da República. No entanto, o Estado-Maior General das Forças Armadas emitiu um comunicado atribuindo a responsabilidade pelo incidente a um grupo da Brigada de Intervenção Rápida, liderado pelo Coronel Victor Tchongo. O Estado-Maior esclarece que foi por estas razões que as forças republicanas agiram para restaurar a ordem constitucional.

No final do comunicado, assinado pelo Vice-Chefe do Estado Maior General das Forças Armadas, Mamadu Turé, é informado à população que a situação voltou à normalidade.

RTB/RDN

Artigos relacionados

Bamba Banjai detido na segunda Esquadra de Bissau

Bamba Banjai detido na segunda Esquadra de Bissau

O deputado da Nação e dirigente do Movimento para Alternância Democrática MADEM-G15, Bamba Banjai, foi detido esta terça-feira (27.02), após ser ouvido durante cinco horas, na Segunda Esquadra de Bissau. Fonte: cFm

0Comentarios

0 Comments

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE