Bissau e Ruanda assinam acordo de supressão de vistos
© Radio TV BantabaAll Rights Reserved

Por: Redação

Abril 18, 2023

Abril 18, 2023

ANG

As Repúblicas da Guiné-Bissau e do Ruanda assinaram hoje, em Bissau, um acordo de supressão de vistos entre os dois países.

O acordo foi assinado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros de Ruanda e a Secretária de Estado da Cooperação Internacional da Guiné-Bissau, Udé Fati, no âmbito da visita de algumas horas à Guiné-Bissau do chefe de Estado do Ruanda Paul Kagame.
No âmbito dessa visita ,o Chefe de Estado guineense Úmaro Sissoco Embaló, condecorou o seu homólogo de Ruanda com a medalha Amílcar Cabral, a mais alta distinção do país.

Em declarações à imprensa, o Chefe de Estado Guineense saudou o Presidente ruandês e sua comitiva pela visita à Guiné-Bissau.

Umaro Sissoco Embaló destacou que o processo que culminou com a assinatura do acordo de superação de vistos entre os dois países foi iniciado aquando da sua visita ao Ruanda, há um ano.

O chefe de Estado da Guiné-Bissau saudou ainda o
s apoios que o Presidente Kagame tem dado a Guiné-Bissau.

Disse que continua a contar muito com a experiência de Ruanda para fazer avançar a Guiné-Bissau.

Por sua vez, o Presidente da República de Ruanda, Paul Kagame agradeceu o gesto do chefe de Estado guineense de lhe condecorar com a medalha Amílcar Cabral, que diz ser uma honra.

Kagame disse que a medalha recebida vai encorajá-lo ainda mais no sentido de continuar a pensar no progresso e na melhor forma de desenvolver o continente africano.

Paul Kagame revelou ter discutido com o seu homólogo guineense a possibilidade de ceriação de uma Fundação sólida para desenvolvimento dos dois países.

“Vamos trabalhar para criar um ambiente propício para que a juventude possa tirar proveito dessa Fundação, por forma a alcançarem os seus objectivos”, afirmou o Presidente Ruandês.

Felicitou ao chefe de Estado Úmaro Sissoco Embaló na sua qualidade de Presidente em exercício da Comunidade Económica dos Estados da Africa Ocidental CEDEAO, sobretudo devido os esforços que tem dispendido para que haja segurança e estabilidade na sub-região.

Kagame defendeu a conjugação de esforços entre os dois estadistas para o reforço dos laços de cooperação e de amizade entre Guiné-Bissau e Ruanda.

Segundo o programa Paul Kagame deve depositar uma corôa de flores no mausoleu Amilcar Cabral, na fortaleza de Amura, em Bissau, e mais tarde ser-lhe-á oferecido um jantar pelo seu homólogo Sissoco Embaló, antes de deixar Bissau.

RTB/ANG

Artigos relacionados

Aumenta para 149 o Número de Mortos devido às Chuvas no RS

Aumenta para 149 o Número de Mortos devido às Chuvas no RS

CNN O número de pessoas mortas em consequência das chuvas que assolaram o Rio Grande do Sul nas últimas duas semanas subiu para 149. De acordo com o balanço da Defesa Civil divulgado no início da noite desta terça-feira (14), o estado ainda registra 112 desaparecidos...

Primeiro-Ministro Eslovaco é Alvejado e Gravemente Ferido

Primeiro-Ministro Eslovaco é Alvejado e Gravemente Ferido

NPR PRAGA — O Primeiro-Ministro Eslovaco, Robert Fico, encontra-se em estado crítico após ter sido ferido a tiro durante um evento político na tarde de quarta-feira, de acordo com o seu perfil no Facebook. O líder 59 anos, foi atingido no estômago depois de quatro...

0Comentarios

0 Comments

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE