Bissau acolhe Cimeiras da UEMOA e CEDEAO no julho próximo
© Radio TV BantabaAll Rights Reserved

Por: Mamasamba Balde

Junho 30, 2023

Junho 30, 2023

A Guiné-Bissau vai acolher pela primeira vez as Cimeiras dos chefes de Estados e do Governo da União Económica e Monetária Oeste Africana (UEMOA) e da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) entre os dias oito (08) e nove (09) de Julho próximo.

Segundo o Comunicado da reunião ordinária do Conselho de Ministros realizada quinta-feira, à que ANG teve acesso hoje, a mencionada informação foi revelada ao coletivo ministerial, pelo Presidente de República Umaro Sissoco Embaló.

Na ocasião, o Chefe de Estado Guineense exortou o Governo no sentido de acelerar as diligências necessárias para “bom êxito” das Cimeiras de UEMOA e de CEDEAO no país.

Por outro lado, ainda no Comunicado de Conselho de Ministros, o Plenário Governamental debruçou-se sobre conjunto de iniciativas em curso visando o acolhimento das duas mencionadas cimeiras e orientou os departamentos governamentais implicados na organização do evento a desenvolver esforços suplementares para a conclusão em tempo útil, dos trabalhos preparatórios, evidenciando-se assim a qualidade organizacional da Guiné-Bissau como país anfitrião.

Na parte deliberativa, o Conselho de Ministros, após uma análise e discussão, deliberou propagar por mais sete dias, que é o prazo concedido à Comissão Internacional instituída por Despacho do Primeiro-Ministro, cujo mandato visa propor medidas de mitigação de efeitos nefastos provocados pela intempérie.

Também deliberou aprovação de adenda ao contrato de modernização e ampliação do Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira.

No referido documento, concernente a outros assuntos relevantes de governação, o ministro de Economia, Plano e Integração Regional deu a conhecer o teor da nota do Banco Mundial no qual concluiu que a avaliação de implementação do desempenho e das ações políticas foi satisfatória, facto que segundo ele, permitirá a Guiné-Bissau ter pleno acesso à dotação nacional do Banco Mundial para o Ano Fiscal 2024.

ANG/RTB

Artigos relacionados

Operação das Forças Armadas em Todo País Entra em Ação

Operação das Forças Armadas em Todo País Entra em Ação

Lusa Bissau, Em uma ação sem precedentes, as Forças Armadas guineenses, em cooperação com a Polícia Militar e a Guarda Nacional, lançaram hoje uma operação em larga escala para a busca e apreensão de armas de guerra. A operação, que começou na capital Bissau, visa...

0Comentarios

0 Comments

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE