Bissau acolhe assinatura de ACORDO DE PAZ em Casamança.
© Radio TV BantabaAll Rights Reserved

Por: Bantaba

Agosto 4, 2022

Agosto 4, 2022

A capital Bissau foi palco hoje, quinta-feira, 04.08.2022, da assinatura da Declaração Conjunta de Engajamento para Deposição das Armas na região senegalesa de Casamança, após quarenta anos de conflito.

A cerimónia decorreu no Palácio da República, sob a égide do Chefe de Estado, general Umaro Sissoco Embaló, onde o Estado senegalês e o Movimento das Forças Democráticas de Casamança, MFDC declaram a cessação imediata das hostilidades, deposição e recolha das armas, bem como a desmilitarização e a reinserção social, visando a paz definitiva na zona.

Umaro Sissoco Embaló, presidente em exercício da CEDEAO afirmou no ato que as partes acabam de escrever a história o desejo do povo de Casamança de viver em paz, dando um passo importante para a cessação definitiva das hostilidades, para o retorno a normalidade e desenvolvimento.

Nesta nova etapa, as partes concordam definir as modalidades e as formas de desarmamento, desmobilização e reinserção social, por isso, foi criada uma Comissão Ad-HOC, coordenada por Amiral Papa Farba Sarr em representação do Estado senegalês.

O documento foi assinado pelo General César Atoute Badiaté e por Lassana Fabouré, do Comité Provisório dos Aliados Políticos e Combatentes Unificados do Movimento das Forças Democráticas de Casamança.

O diretor Regional da África francófona do Centro para o Diálogo Humanitário, Alexandre Liebeskino, serviu de testemunha.


A Guiné-Bissau como parte garante assinou o Chefe da divisão Central da Contra-Inteligência Militar, o General Samuel Fernandes.

Entre várias rondas negociais, inclusive algumas na república irmã de Cabo Verde, finalmente, as partes beligerantes chegaram a um acordo, visando a paz em Casamança.

O conflito de Casamança deixa sequelas, para além de refugiados, danos materiais, várias vítimas mortais em protesto da independência.

_RTB

Artigos relacionados

Armando Lona detido pela polícia.


Armando Lona detido pela polícia.

O  Coordenador da Frente Popular, Armando Lona, está detido pelas forças de ordem, na sequência da manifestação pacífica deste sábado, 18, em Bissau. Também, para além da Presidente da Associação Juvenil para Promoção e Defesa dos direitos humanos, a CFM soube da...

Gibril Bodjam detido em Gabú

Gibril Bodjam detido em Gabú

Ativista Social Gibril Bodjam detido esta manhã pela Policia de Ordem Pública de Gabú durante conferência de  imprensa na sequência da marcha...

0Comentarios

0 Comments

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE