A Associação N’Nafa Sobia – Grupo Kumpuduris di Paz de Quinara alerta para “o perigo do fenômeno partido-identidade tribal” na Guiné-Bissau.
Em Tite, Sul da Guiné-Bissau no âmbito de encerramento de apresentações de Teatro legislativo no último fim de semana, Abudu Indjai, Coordenador da organização aconselhou os guineenses “a absterem instrumentalização política e trabalhismo” durante eleições legislativas marcada para 4 de junho de próximo ano.
“ As nossas diversidades étnical, tribal e religiosaétnical são valores que todos nós devemos conservar. E a política virada ao tribalismo e divisão das classes nunca devem merecer as nossas atenções. O fenômeno partido identidade tribal constitui um perigo para a unidade Nacional e a paz social. Por isso, nós enquanto Ramos do mesmo tronco devemos abster do fenômeno e da Política divisionista”, alertou o ativista que pediu ainda aos guineense “ a não tomar a qualquer partido político como identidade tribal “.
O ativista apelou ainda a classe política guineense para “fazer a polícia descente que assente no respeito pelas diversidades socioculturais e religiosas”.
“ A luta da liberação foi na unidade, então o desenvolvimento tem que acontecer na mesma [ Unidde] apesar de contextos serem diferentes. Sendo assim, todos os cidadãos que fazem ou pretendem fazer a política que respeitem essa diversidade sociocultural e religiosa, só aasim podemos falar na paz e desenvolvimento”, sublinhou.
RTB
0 Comments