Ataques de Domingo em Serra Leoa Considerados Tentativa de Golpe, Segundo Ministro
© Radio TV BantabaAll Rights Reserved

Por: Redação

Novembro 28, 2023

Novembro 28, 2023

BBC

O governo de Serra Leoa classificou a desordem de domingo, na qual homens armados atacaram instituições na capital, como uma tentativa de golpe.
O ministro da informação disse que os atiradores tentaram “subverter e derrubar” o governo no domingo.
Os agressores atacaram um quartel militar e prisões, libertando cerca de 2.000 detidos, disseram as autoridades.
Pelo menos 19 pessoas, incluindo forças de segurança e um civil, morreram na violência.

‘O incidente foi uma tentativa falhada de golpe. A intenção era subverter e derrubar ilegalmente um governo democraticamente eleito’, disse o Ministro da Informação Chernoh Bah na terça-feira.
‘A tentativa falhou, e muitos dos líderes estão ou sob custódia policial ou em fuga. Tentaremos capturá-los e submetê-los à plena força das leis de Serra Leoa.’

Treze oficiais militares e um civil foram presos devido à desordem, disse o Sr. Bah.
Embora a calma tenha sido em grande parte restaurada em Freetown na segunda-feira, tiros foram disparados na terça-feira no bairro de Murray Town. A polícia disse que isso fazia parte de uma operação para prender os autores do ataque de domingo. Ninguém ficou ferido neste incidente e uma pessoa de interesse foi detida, disseram os oficiais.
Todo o país está sob várias medidas de recolher obrigatório desde domingo de manhã, quando homens armados com armamento pesado saíram às ruas de Freetown.
A BBC testemunhou alguns dos soldados a cantar que planeavam ‘limpar Serra Leoa’.
Os homens invadiram um quartel militar localizado perto da residência presidencial e tentaram, sem sucesso, retirar armas do arsenal.
Eles também invadiram uma ‘grande’ prisão na capital, disse o ministro da informação.

Vídeos partilhados nas redes sociais mostraram várias pessoas a fugir da área da prisão Central Pademba Road em Freetown no domingo.
Vinte e três prisioneiros foram recapturados, mostra um relatório partilhado pelos oficiais da prisão com a agência de notícias Reuters.
Vários países na África Ocidental e Central estão sob regime militar após uma série de golpes recentes. Estes incluem a vizinha de Serra Leoa, Guiné, bem como Mali, Níger e Chade.
A situação política em Serra Leoa tem estado tensa desde junho, quando o Presidente Julius Maada Bio foi reeleito – ficando a um passo de necessitar de uma segunda volta.
O resultado foi rejeitado pelo principal candidato da oposição e questionado por parceiros internacionais, incluindo os Estados Unidos e a União Europeia.
Em agosto, vários soldados foram presos e acusados de planear um golpe contra o presidente.
O bloco da África Ocidental Ecowas disse na terça-feira que estava preparado para desdobrar apoio regional para ‘reforçar a segurança nacional’ em Serra Leoa.
Da mesma forma, o assessor de segurança nacional nigeriano Malam Nuhu Ribadu alertou que ‘qualquer coisa que interfira com a democracia, paz, segurança e estabilidade de Serra Leoa não será aceite pela Ecowas e pela Nigéria’.

RTB/BBC

Artigos relacionados

Bamba Banjai detido na segunda Esquadra de Bissau

Bamba Banjai detido na segunda Esquadra de Bissau

O deputado da Nação e dirigente do Movimento para Alternância Democrática MADEM-G15, Bamba Banjai, foi detido esta terça-feira (27.02), após ser ouvido durante cinco horas, na Segunda Esquadra de Bissau. Fonte: cFm

0Comentarios

0 Comments

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE